Por ANTONIO MASCARENHAS
A prefeitura municipal de Nazaré das Farinhas promoveu, na noite dessa quinta-feira, 28, no “Espaço Tradição”, a abertura da Feira Caxixi 2024, tradicional evento que se estende até o próximo domingo, 31 e que contará com uma eclética grade de atrações musicais, além de demais atividades culturais e gastronômicas.
VÍDEO 1.3 Eunice (prefeita); Izaquinho (ex-prefeito), Ben Wilson (vice-prefeito) e Maghary (Secretário de Cultura e Turismo). OBS: Publicaremos vídeos de demais entrevistados.
Nesse ano, a administração municipal desenvolve um trabalho tendo como pano de fundo a temática “Retratos de uma História” e, nesse contexto, homenagem aos agricultores, aos mestres da literatura e aos mestres artesãos que, ao longo da história, vem fazendo com que a cultura do caxixi seja postergada por gerações afora.
VÍDEO 2.3: Isleide (Sec. de Educação e Cultura), Leonan (Sec. Des. Econômico e Meio Ambiente), Antonio Aruanda e Bernardo Embiruçu (escirtores)
Na abertura do evento, além da participação da prefeita Eunice Barreto, secretários municipais, dentre eles, Isleide Embiruçu (Educação), Leonan (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente), Magary Brother (Cultura e Turismo), Edson Carvalho (Diretor de Agricultura); empresário Manoel; escritores Bernardo e Aruanda, Miss e Mister Caxixi; modelos Caxixi e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Coube à cantora Míriam Nascimento animar musicalmente o evento com a execução de belas canções da música popular brasileira.
VÍDEO 3.3: Edson Carvalho (Dir. de Agricultura), Reinaldo Rodrigues (artesão de barro, Maragojipinho), Davi (Pres. Assoc. Artesãos de Maragojipinho), Yasmin e Ivonei (Miss e Mister Caxixi 2024)
INCREMENTO AO TURISMO
A Feira de Caxixi é uma festa cultural que se consolidou na região e que, através da comercialização de artesanatos de barro e de outras vertentes artísticas, incluindo as atrações musicais, faz com que, anualmente, munícipes de toda região e turistas egressos de diversos rincões da Bahia prestigiem esse grande evento.
Nesse contexto, as atividades potencializam o turismo local, ratificando a premissa de que Nazaré está definitivamente na rota do turismo da Bahia. Por extensão, toda essa condição, contribui para a geração de renda, fomentando, por conseguinte, o fomentando, por conseguinte, o comércio local.
Tem sido bastante importante a participação dos oleiros de Maragogipinho, no município vizinho de Aratuípe, de onde emanam a maior parte dos produtos expostos à comercialização. São Artesãos que contam com apoio total da prefeitura de Nazaré das Farinhas, em toda uma logística operacional que inclui transporte dos produtos, barracas estilizadas. Maragogipinho que é considerado o maior polo cerâmico da América do Sul.
A TRILHA DE UMA TRADIÇÃO
De conformidade com o que preconiza a historicidade local, a tradição foi iniciada há três séculos como uma festa cultural após a peregrinação do oleiro Patrício até Nazaré das Farinhas, no intuito de promover uma exposição para a venda de artesanatos de barro (caxixis), produzidos nas olarias de Maragogipinho, aproveitando o ensejo das festividades da Semana Santa. De lá para cá a tradição iniciada por Patrício acabou tendo repercussão e, hoje, coloca Nazaré, deveras, no roteiro turístico da Bahia.
No Espaço Tradição, homenagens aos mestres oleiros, aos mestres da literatura e aos agricultores. Oportunidade, portanto, de trazer à baila toda uma contribuição de tantas personalidades que, ao longo da história, contribuiram para o que hoje é Nazaré. Na agricultura, mostras da pujança de produtos derivados do dendê, a cachaça produzida em alambiques locais, e a farinha de copioba.
Nesse ano, mais uma vez, a exposição que deverá contar com participação de 300 artesãos/comerciantes, acontece na Praça Dr. Alexandre Bittencourt, enquanto as atrações musicais acontecem do outro lado da ponte através de um grande palco armado. Falando em atrações musicais, além de artistas locais, da região e do Estado, nomes como Tarcísio do Acordeon, Edson Gomes e Solange Almeida.
Imagens, fotos, vídeos, narração, edição e texto, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)