Nubank (NUBR33) lidera reclamações por invasão de conta; veja como se proteger

O Nubank teve 299 reclamações registradas no primeiro semestre de 2022

Com o aumento de roubos a celulares, cresceram também as reclamações de invasões a contas bancárias, principalmente em bancos digitais, de acordo com o ReclameAqui. O líder da lista é o Nubank (NUBR33), com 299 reclamações registradas no primeiro semestre de 2022.

Logo atrás do Nubank aparece o Mercado Pago, com 270, e o PicPay, com 128 reclamações. As três empresas são responsáveis por 54% das reclamações no período, mais da metade de todas as outras juntas.

Nenhum banco está imune a esse tipo de ação, até porque depende muito do nível de segurança em que o dono deixou o aparelho. Entretanto, os usuários não reclamam apenas da facilidade de que ladrões conseguem invadir suas contas bancárias, mas também da demora para reverter o prejuízo dos clientes e até mesmo dar uma resposta.

Um cliente de São Paulo deixou um comentário na plataforma de reclamações afirmando que, assim que foi roubado, entrou em contato com o Nubank para informar e pedir o bloqueio do aplicativo e o cancelamento dos cartões.

Ainda assim, os criminosos fizeram uma compra de mais de R$ 2 mil no cartão virtual (que deveria ser protegido por senha). A vítima relata que fez um B.O (boletim de ocorrência). O banco, no entanto, não aceitou o documento porque nele não constava o valor exato da compra indevida.

“Eu não tinha nenhuma visibilidade do que tinha sido feito na minha conta quando fiz o boletim, então fiz um outro B.O., com o valor da compra incluso, e enviei. Todos os dias desde então eu recebo vários e-mails diferentes, de pessoas diferentes, falando coisas diferentes com relação a minha contestação, mas nenhuma resolução. E agora estão me cobrando, já que minha fatura fechou com esse valor incluso”, explicou o usuário, segundo o Valor Investe.

O mesmo usuário disse que também foram realizadas compras indevidas com seu cartão virtual do Itaú, mas o banco resolveu o problema em três dias, enquanto o Nubank passou mais de 10 dias para apresentar solução.

Foto: (Nubank (NUBR33) lidera reclamações por invasão de conta / Foto: Divulgação )