Moradores da Nova Canaâ, após protestos contra COELBA, recebidos pela gestão Genival, em S.A.JESUS

Moradores da comunidade Nova Canaã, em Santo Antonio de Jesus, fizeram, na manhã dessa quinta-feira, 25, protesto em frente à Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, reivindicando providências contra a ação impetrada pela COELBA, no tocante à desapropiação da área por eles ocupada.

O prefeito Genival Deolino recebeu uma comissão integrada pela representante da Defensoria Pública Carina, Manoel Missionário (apoiador da manifestação), advogado e representantes das 50 famílias residentes no espaço. “Não tem coisa mais sagrada para o ser humano do que ter moradia para proteger sua família. Estamos aqui pedindo justiça. Coelba, você já ganha de mais. A gente sabe que a Coelba explora os pobres…!, colocou Manoel. 

“O processo judicial está em curso, com o risco de despejo novamente a partir do dia 30 de novembro. A solução dessa situação passa por uma atuação do  poder executivo e é por isso que a gente está aqui cobrando do prefeito que ele realize a chamada desapropriação de interesse social, colocou o advogado Leonardo Fiúsa. 

“A situação da Nova Canaã é preocupante porque existe uma decisão judicial que está suspensa até o dia 30 de novembro que determina o despejo com reintegração de posse do local onde a comunidade se assenta hoje. A gente tem um grupo de trabalho, do qual a Defensoria Pública participa, juntamente com vários secretários municipais, advogados. E nsse grupo de trabalho a gente vem estudando formas para a desapropiação da área para que essa populaçãop possa continuar ali morando com infraestrutura necessária. Para nossa surpresa, uma decisão surpresa, unilateral…,” pontuou Dra. Carina Góes.  

O prefeito Genival Deolino explicou que a atual gestão entrou como parte interessada no processo e estabeleceu um canal de comunicação, e que seguirá desta forma em busca de uma resolução satisfatória. “Sempre me coloquei à disposição da comunidade para buscarmos uma boa solução para todos os lados. A gestão apresentou um projeto de realocação dos moradores da Nova Canaã, mas isso não implica de forma alguma que iremos nos abster de outros aspectos, muito pelo contrário, seguiremos buscando o melhor desfecho possível”, explicou o gestor.

Presente na reunião, a secretária de assistência social, Andressa Soares, falou sobre os desafios que o município enfrenta para vencer o déficit habitacional. “Há uma grande demanda por moradia no município, na verdade este déficit é nacional. Paralelamente a situação processual a qual figuram a Coelba e o movimento Nova Canaã, entendemos que existe um pleito legítimo no que tange ao direito à moradia, nesse intuito a secretaria de assistência social tem assistido as famílias realizando cadastramento habitacional e inclusão em benefícios sociais, nossa compromisso é que independente da decisão judicial essas famílias tenham garantido o direito a uma habitação digna”, finalizou a secretária.

A gestão do executivo municipal destaca que desde janeiro tem dado todo o suporte para a comunidade, além de ter criado um grupo de trabalho para buscar soluções para a questão. Solidário à pauta, o prefeito reafirmou o compromisso de mantar este grupo ativo, marcando a próxima reunião para a manhã do dia 08 de dezembro, e se comprometeu em contribuir na busca por uma reunião com o governador do estado, demonstrando, através de ações práticas, o seu compromisso com a população.