quarta-feira, maio 1, 2024
InícioMUNICÍPIOSJAGUARIPEEstudantes da rede estadual, no Palma, pedem ajuda com relação transporte escolar:...

Estudantes da rede estadual, no Palma, pedem ajuda com relação transporte escolar: JAGUARIPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

“Olá! Somos alunos na rede Estadual de ensino Doutor Aristides Maltez, zona rural de Jaguaripe-Ba, localizado na região do Palma. Gostaríamos de estar pedindo ajuda de órgãos maiores, para nos ajudar em relação a um problema que vem prejudicando os alunos do EJA desde o dia 19 de Fevereiro de 2024, data em que retornaram as aulas nas redes estaduais de ensino e,desde então, nos encontramos sem transporte escolar para que possamos nos deslocar de nossas casas para o Colégio.

Moramos na zona rural e por conta da distância e outros problemas e muito difícil conseguirmos nos transportar à pé, até mesmo por conta da distância. Queremos pedir sua ajuda para divulgar e assim poderemos resolver essa situação, a qual está prejudicado todos os alunos da rede Estadual de ensino Doutor Aristides Maltaz.

A gestão do Colégio diz que não pode fazer nada em relação ao problema, após nos mobilizarmos conseguimos que um representante do Estado viesse ao nosso Colégio para esclarecer algumas coisas, assim então, o trasporte para os alunos das linhas principais retornaram mas para os alunos do EJA não tem previsão de retornar, os ônibus do município disponibilizado pela prefeitura que faz a trajetória à noite não pode transportar os alunos do Estado e assim acabamos sendo prejudicados com essa falta de transporte.
Desde já agradecemos!”

Essa mensagem foi enviada à redação da TVSAJ, na tarde dessa quarta-feira, 03, por alunos da Escola Dr. Aristides Maltez, no Distrito do Palma, em Jaguaripe. Diante da justa reivindicação, não podeeríamos deixar que essa situação passasse incólume. Longe disso.

A disponibilização de transporte escolar pela rede estadual de ensino é crucial para garantir o acesso à educação a todos os alunos, independentemente de sua localização geográfica. No caso dos estudantes do Distrito do Palma, em Jaguaripe, essa necessidade se torna ainda mais evidente, pois a falta de transporte não apenas dificulta o acesso à escola, mas também pode resultar em evasão escolar e comprometer o desenvolvimento acadêmico e social desses jovens.

O poder público tem o dever de garantir que todos os estudantes tenham condições de frequentar as aulas de forma segura e regular, investindo em transporte escolar adequado para atender às demandas das comunidades mais distantes, promovendo assim a igualdade de oportunidades educacionais.

É imperativo destacar que o governo estadual faz repasse aos municípios para que possam subsidiar custos necessários ao transporte do alunado. Pelas informações que dispomos, no caso de Jaguaripe, além dos valores serem bastante reduzidos, repasses não são feitos de forma tempestiva (há atrasos), dificultando, por conseguinte, a disponibilização, a contento, dos serviços.

Por outo lado, os alunos não podem e nem devem ser penalizados. Apelamos, por conseguinte, à sensibilidade da Secretária de Educação, Célia Cavalcante, e do prefeito Heráclito Arandas, em Jaguaripek,  para que, junto ao governo do Estado, numa mesa de debate com o Secretária de Educação Adélia Carvalho e, até mesmo, o governador Jerônimo Rodrigues, possam encontrar, com urgência, uma solução tangível e, repetimos, tempestiva. Torcemos par que os entimentos tenham por escopo priorizar a educação, independente de eventuais não paridades político-partidárias.

Matérias relacionadas