Jaguaripe, nos 121 anos de emancipação política, dá asas à vida

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Jaguaripe, recôncavo baiano, é considerado a célula máter da região, tendo em vista que, de seu longo território (na época, Vila Jaguaripe) foram desmembradas as áreas que, hoje, integram os municípios de  Aratuípe, Nazaré das Farinhas, Maragojipe, Laje, São Miguel das Matas e Santo Antonio de Jesus.  Faz limite com esses municípios, bem como Vera Cruz e Valença. É detentor, também, da mais extensa malha de estradas vicinais na região. 

Além do prédio da “prisão do sal”, hoje sede da prefeitura municipal, Jaguaripe conserva acervo arquitetônico estilo barroco, como as igrejas e outras construções que foram edificadas às margens do Rio Jaguaripe, de tantas histórias e tradições. 

E essas construções, ao lado de suas praias (como a de Garcez) e pousadas paradisíacas, integram o leque de opções oferecidas por esse receptivo município que, também, está incluído na rota turística do Estado. 

Todavia, em que pese toda uma exuberância que aflora a partir do paisagismo bucólico, o que engrandece, ainda mais,  a importância desse município é a receptividade de sua gente. Município que tem grande relevância econômica, política e cultural no contexto estadual. 

Não poderíamos nos furtar, naturalmente, de trazer à baila a importância de seus governantes para o alcance de resultados. Dentre eles, os gestores Nai, Heráclito Arandas e, agora, Hunaldo Costa. 

ASAS À VIDA

Diferente dos anos anteriores, o município não teve como realizar qualquer tipo de comemoração, em face da  necessidade da quarentena imposta pela ameaça do coronavírus que, na quase totalidade dos países, vem infectando milhares de pessoas e ceifando, também, milhares de vida. 

O importante é que a esperança reina no coração de cada jaguaripense, no sentido de que essa “onda” logo logo dissipar-se-á e a vida voltará à normalidade.  Parabéns à atual administração Hunaldo Costa – Pepezinho que, nesse momento difícil, em que pese a não comemoração pública dessa conquista, preferiram “dar asas à vida”. Vídeo, Ascom Municipal. Foto (arquivo, tvsaj.com.br)