Por ANTONIO MASCARENHAS
A Gameleira foi a segunda comunidade rural de Santo Antonio de Jesus a ser contemplada com a realização da II edição da SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO ITINERANTE, numa iniciativa dessa pasta, conduzida por Dra. Nil Correia na gestão municipal Genival-Careca.
E, na oportunidade, a população local foi contemplada com a palestra proferida pelo Prof. Dalmar, Chefe do Escritório da CEPLAC em Laje, tendo por temática o plantio e cultivo do cacau. Além disso, entrega de DAPs, entrega de Cadastro Ambiental Rural, emissão de ITR e entrega de mudas de cacau, numa parceria SAAB-SEPLAC-SAM-SETAF-BANCO DO NORDESTE.
PRESENÇAS
Além do prefeito Genival Deolino, marcaram presenças as vereadores Dalva Mercês e Tia Adriana; superintendente do SAM, Ádila Melo; Amanda (SETAF), Bruno, Davi e Kely (agrônomos), Thiago (Diretor de Agricultura), a consultora Sabrina Pereira dos Santos e demais prepostos da SAAB; Edvaldo Pereira dos Santos (presidente da Associação), Mirinalva (Vice-presidente da Associação), Edário dos Santos (voluntário social da entidade), Rodrigo Evangelista (agente e microcrédito do Banco do Nordeste), lideranças comunitárias e produtores rurais.
O projeto em apreço tem como pano de fundo a diversificação da agricultura no município. Partindo da premissa que outras culturas, no decorre do tempo acabaram sofrendo retração, a exemplo da mandioca e laranja, em especial, faz-se necessário que se busque uma alternativa aos agricultores.
Queda de produção que foi ensejada não apenas por fatores climáticos mas, sobretudo, por uma série de situações que, ao longo do tempo, culminaram com a precarização da mão de obra, ensejada, também, pelo êxodo rural.
Nesse contexto, todo esforço é valido, mesmo porque, é imperativo a busca de novas fontes de produção, significando a geração de mais emprego e renda. Fotos, imagens, entrevistas, edições, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)
PUBLICAREMOS ENTREVISTAS