Ito de Bega, Presidente do Consórcio de Saúde Reconvale, comemora, ao lado da equipe, 3 anos de sucesso da Policlínica Regional

Prefeito de Conceição do Almeida, já no seu segundo mandato, Ito de Bega deixa escapar regozijo e enaltece apoio de prefeito e emprenho de sua equipe no que concerne ao alcance de resultados

Por ANTONIO MASCARENHAS

Três anos de sucesso da Policlínica Regional, sediada em Santo Antonio de Jesus, não poderia passar incólume. Longe disso. O atual presidente do Consórcio Reconvale, Ito de Bega (prefeito municipal de Conceição do Almeida, já no seu segundo mandato) reuniu sua equipe de trabalho dessa instituição de saúde para comemorar esse feito, na manhã dessa terça-feira, 15. 
 
Em entrevista à Tvsaj, dentre outros aspectos ventilados, frisou: “Um momento de muita alegria. Uma satisfação imensa de poder estar a frente do Consorcio Reconvale onde abrange a Policlínica, em Santo Antonio de Jesus, tendo 28 municípios.
Aproveito a oportunidade para agradecer a cada um dos prefeitos que compõem o Consórcio de Saúde do Recôncavo. Agradecer pela confiança, pelo respeito a minha pessoa…  E a gente fica muito feliz em ter essa oportunidade a frente da Policlínica; de poder estar mudando essa história, levando saúde de qualidade, ofertando mais serviços, respeitando todos aqueles que precisam. Agradecer a Deus por participar desse 3o. ano de aniversário da Policlínica. São mais de 250 mil consultas realizadas nesses 3 anos . Fico muito feliz.
 
Aproveitar a oportunidade para agradecer ao governador do Estado. Eu acho que foi um dos projetos mais importantes do governador Rui Costa. Implantou na Bahia esse serviço da Policlínica. A oferta de serviços de média e alta complexidade e, com isso, evita que a população gaste mais com transportes. Agradeço a cada equipe da SESAB por estar aqui, hoje, realizando esse serviço”, realçou Ito
PERSONALIDADES PRESENTES
Além do anfitrião do evento, servidores e pessoas que estavam à espera de atendimentos, marcou presença, na oportunidade, o ex-presidente da Policlínica Regional, Wellington Vieira (ex-prefeito de Muniz Ferreira, hoje, atuando em assessorias municipais). 
“Fomos convidados pelo Presidente Ito para participar desse aniversário. Nós que assumimos o cargo de presidente por um ano e pouco e contribuímos para esse instrumento de saúde que tem ajudado muitas pessoas em 28 municípios. Essa obra tão importante implementada pelo governador Rui Costa. 
Foi uma experiência muito grande. Fomos elogiados pela diretoria executiva, pela SESAB. Tivemos nosso trabalho reconhecido. É muito gratificante para uma cidade pequena como Muniz Ferreira chegar a administrar um órgão tão importante para o Estado e região”, pontuou Wellington Vieira, ex-prefeito de Muniz Ferreira e ex-presidente da Policlínica.
OPERACIONALIDADE
A maioria dos municípios, em todo o Estado, não teria condições de arcar com custos derivados das demandas de atendimentos de média e alta complexidade, na área de saúde, seja no que concerne às despesas com profissionais médicos, seja no que diz respeito com toda uma necessária ao seu funcionamento.
Diante dessa situação, o governo Rui Costa teve iniciativa de criar as policlínicas em diversas regiões da Bahia e, uma delas, em S.A.de Jesus.  A manutenção dessas entidades é feita com a arrecadação de recursos junto aos municípios que integram o Consórcio, com contrapartida do governo estadual que, além da estrutura, destinou ônibus e ambulâncias aos municípios para transporte dos pacientes, de forma gratuita. 
 
TRANSPARÊNCIA E SENSIBILIDADE
Além da transparência que norteia a atual gestão da Policlínica, na gestão Ito de Bega, tem sido substancial a sensibilidade com que realiza, ao lado de sua equipe, tem dispensado aos pacientes que, no dia a dia, utilizam-se dos serviços ali oferecidos. A gestão Ito de Bega acaba de implantar um novo serviço em prol dos usuários dessa unidade de saúde: distribuição de lanches. “Qualquer paciente que venha fazer exame ou consulta ele tem um kit lanche que é um suco de 200ml e dois pacotes de biscoito Pit Stop. Eu sei que é pouco, mas o pouco com Deus se torna muito, eu sei que tem muitas pessoas aqui que vem desde as 4, 5 horas da manhã, sai de seus municípios e às vezes não tenho r$ 1 no bolso para poder comprar um lanche, então de uma maneira simples e humilde a gente conseguiu ofertar esse lancha para quem mais precisa”, finalizou. 
 
PUBLICAREMOS VÍDEOS
 
  Fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)