Dez truques usados por lojas online para você gastar mais dinheiro

Frete grátis, descontos, ofertas relâmpago e outras estratégias são utilizadas para o consumidor finalizar compras na Internet

As compras online oferecem algumas facilidades, como a possibilidade de comparar preços, ver a avaliação de outros consumidores e ter a comodidade de receber o produto em casa. No entanto, apesar da eventual economia e praticidade de comprar pela Internet, as lojas online utilizam alguns truques para fazerem os clientes gastarem mais.

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O frete grátis, por exemplo, é umas das estratégias mais utilizadas para que o consumidor compre o valor mínimo e não pague a entrega. Além disso, descontos, promoções com tempo limitado, cashback e até mesmo o design do site podem influenciar a gastar mais. Confira, a seguir, dez truques usados por lojas online que fazem você gastar mais dinheiro e fique atento na próxima vez que for comprar.

Benefícios como frete grátis e cashback influenciam na hora da compra online — Foto: Reprodução/TechTudo

Benefícios como frete grátis e cashback influenciam na hora da compra online — Foto: Reprodução/TechTudo

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1. Frete grátis

O frete grátis é uma das estratégias mais utilizadas em lojas online e faz o consumidor acreditar que vai economizar o valor da entrega. Entretanto, o benefício só é concedido se o usuário gastar um valor mínimo, como R$ 200, por exemplo. Assim, algumas vezes o consumidor acaba comprando outros produtos para aproveitar a entrega gratuita.

Lojas oferecem fretes grátis a partir de compras acima de um valor mínimo — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Lojas oferecem fretes grátis a partir de compras acima de um valor mínimo — Foto: Reprodução/Caroline Doms

2. Descontos na primeira compra

Outro método muito utilizado para incentivar você a comprar mais é o desconto na primeira compra. Ao entrar no site da loja, uma janela oferecendo uma porcentagem de desconto de boas-vindas é exibida. Assim, para aproveitar o desconto e economizar, os clientes podem acabar adquirindo mais produtos. Além disso, essa também é uma forma de você cadastrar seu e-mail e receber notificações de marketing com frequência.

Descontos na primeira compra fazem com que os usuários cadastrem o e-mail nas lojas — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Descontos na primeira compra fazem com que os usuários cadastrem o e-mail nas lojas — Foto: Reprodução/Caroline Doms

3. Anúncios baseados nos interesses do usuário

Clientes que utilizam redes sociais e visitam diversos sites, como de notícias, receitas e outros assuntos, costumam receber anúncios com base em seus interesses. Por exemplo, se você pesquisar por alguns produtos na Internet, como um notebook, provavelmente, suas redes sociais vão começar a exibir propagandas de diversas lojas com muitas opções de notebooks. Após isso, produtos como mouse, headset, mochila para notebook, etc., também aparecem nos anúncios. Além disso, no próprio e-commerce, os produtos semelhantes ao que você acabou de visualizar são sugeridos para compra. Assim, os usuários podem gastar mais ao ver constantemente os produtos que lhe interessam.

4. Lembrar de produtos que você já esqueceu

Você já colocou o produto no carrinho, saiu do site e depois recebeu mais de um e-mail da loja falando que o seu produto está te esperando ou que ele está prestes a acabar? Essa é mais uma estratégia utilizada pelas lojas online para fazer que o usuário finalize a compra e gaste com o que já tinha esquecido. Além disso, às vezes, os e-commerces oferecem descontos por e-mail para os produtos que você esqueceu no carrinho, o que pode ser atrativo e impulsionar a compra de mais produtos.

Lojas enviam e-mail lembrando dos produtos que o usuário deixou no carrinho — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Lojas enviam e-mail lembrando dos produtos que o usuário deixou no carrinho — Foto: Reprodução/Caroline Doms

5. Criar senso de urgência

Outra forma de fazer os possíveis clientes comprarem os produtos nas lojas virtuais é criar senso de urgência. O produto é interessante para o usuário e o preço está bom, mas há o aviso de que poucas unidades estão disponíveis em estoque, ou de que muitas pessoas estão visualizando esse produto e você pode ficar sem, ou ainda de que a oferta acaba em poucas horas. Na maioria das vezes, de acordo com uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Princeton, essas informações não são verdadeiras, mas são utilizadas para fazer o usuário finalizar a compra com medo de ficar sem o produto que está pesquisando na Internet.