Vice-Prefeito Vidigal Cafezeiro acompanha o trabalho preventivo da Defesa Civil

Com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a Defesa Civil de Lauro de Freitas está em alerta, trabalhando em regime 24h para garantir a segurança da população, especialmente nas áreas de risco. Neste sábado (10), o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro esteve na sede da Defesa Civil para acompanhar o trabalho da equipe plantonista e ressaltou a importância do trabalho preventivo que têm sido feito, permitindo que os impactos das chuvas sejam reduzidos.

“O monitoramento e mapeamento preciso das áreas de risco, a Defesa Civil visitou todos os pontos críticos durante o último mês, montando um plano de ação em parceria com a SEDUR, SESP e SEINFRA. Foram executadas a fiscalização dos locais, e a limpeza cotidiana de córregos, canais e bueiros. Em paralelo a este trabalho, as obras para reduzir drasticamente os alagamentos estão acontecendo e já trazem resultados positivos mesmo antes da conclusão, à exemplo da obra da gestão municipal para o aumento da capacidade de drenagem das águas pluviais, através do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus (centro) e a obra executada pelo governo estadual em parceria com a prefeitura que é a macrodrenagem do Rio Ipitanga.” pontuou Vidigal.

A cidade Lauro é cortada por mais de 60 córregos e 05 rios, uma condição geográfica que provoca a cheia dos rios em momentos de muita chuva e historicamente, registra pontos críticos de alagamentos da cidade, a exemplo da Avenida Beira Rio. Mas, com as obras ainda em execução, citadas pelo vice prefeito, já é possível ver a diminuição dessas ocorrências. Nos últimos dias de chuva, os 03 reservatórios já concluídos da macrodrenagem do rio Ipitanga, já contiveram o nível do rio, ainda estão em obras 03 outros reservatórios.

São esperados mais 162 mm de chuvas nas próximas 48h, e as equipes seguem em alerta. Em situações de emergências relacionadas às chuvas, a população pode acionar a prefeitura municipal por meio dos telefones 199, 3288-8628 e 9 9983-6678 da Defesa Civil, além do 156 do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que monitora pontos críticos e de maiores movimentos através das mais de 300 câmeras espalhadas pelo município. O CIMU e a Defesa Civil atuam em regime de plantão 24h. Informaçõese fotos,  Davi Leite.