TCU identifica indícios de nepotismo na Fundação Habitacional do Exército e Associação Poupex

Foram encontrados 221 relações de parentesco entre pessoas das Forças Armadas, Comando do Exército e Ministério da defesa; vínculo mais comum é de pai

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou em análises, indícios de nepotismo, acúmulo de funções e ausência de licitação na Fundação Habitacional do Exército (FHE), responsável pela Poupex, associação privada de poupança e empréstimo. As informações são da Folha de S. Paulo.

A análise do órgão encontrou nove casos de vínculo familiar entre a diretoria da fundação e funcionários da Poupex. Além disso, foram identificados 221 casos de relações de parentesco entre as instituições das Forças Armadas, Comando do Exército e Ministério da Defesa.

As informações do TCU constam em acórdão de maio de 2023. O relatório do órgão também aponta que metade das 221 relações são de cargos de militares de alta patente. Além disso, há 100 casos de funcionários da Poupex que estavam em folhas de pagamento das Forças Armadas ou da Defesa, referente ao ano de 2020. O parentesco mais comum é o de pai (28%) e tio (22%).

Para a Folha de S. Paulo a Poupex destacou que não recebe dinheiro público, visto que é uma empresa privada. “Desde a sua criação, foram construídas cerca de 10 mil unidades habitacionais em todo o Brasil. A Instituição já concedeu mais de 150 mil financiamentos imobiliários, para civis e militares”, pontuou. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil. Metro 1.