SÍNTESE, EM VÍDEO, do I Encontro de Prefeitos do Território Turístico Baía de Todos os Santos: CTBTS

Por ANTONIO MASCARENHAS

A vertente turística é de extrema importância, não apenas para oferecimento de lazer, entretenimento e obtenção de novos conhecimentos mas, também, a possibilidade de geração de emprego e renda no seio da sociedade.

Nesse contexto, é imperativo que gestores das três esferas de governo, principalmente da alçada municipal, possam envidar esforços para que seus municípios estejam não apenas aptos a participarem do processo mas, principalmente, dar todo suporte para que, deveras, ações possam acontecer.

Trilhando nessa direção, a CTBTS (Câmara Turística Baía de Todos os Santos, na atual gestão, comandada por Carlos Silveira e Diretoria, vem, a cada dia, arregimentando novos parceiros. Além dos 18 municípios que a integram, a adesão de entidades que militam nessa área tem sido importante.

Ainda nesse primeiro encontro, ocorrido no bucólico Yacht Clube da Bahia, na última quinta-feira, 07,em Salvador, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Oliveira, formulou convite para que o próximo encontro seja realizado nesse município. Uma demonstração cabal de que louros já estão sendo colhidos.

A pandemia prejudicou, de forma substancial o turismo. Por conta disso a retomada é imperativa. Não é, convenhamos, tarefa das mais fáceis: longe disso, todavia, em havendo comunhão de esforços, resultados podem, paulatinamente, ser atingidos. De parabéns a CTBTS e os municípios que se lançam nessa jornada.

Mas que outras vertentes turísticas, além da náutica, possam, também, dar passos nesse sentido. Turismo rural, religioso, cultural são opções que podem ser muito bem exploradas nos diversos municípios da Bahia.  Prefeito que não sai das quatro paredes, que não se mobiliza através de seus secretários, acabam ficando no ostracismo, a ver navios.  Se querem buscar diminuir o desemprego, o turismo é, de fato, oportunidade ímpar.