Por ANTONIO MASCARENHAS
A prefeitura municipal de Santo Antonio de Jesus, através de ações coordenadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pasta comandada por Dra. Gilsonilda Correia, conhecida popularmente por Dra Nil, na gestão Genival Deolino-Careca, deu início, no último dia 03, domingo, o desencadeamento de ações na Feira Livre, com limpeza e lavagem de alguns dos galpões. Oportunidade em que foram utilizados enchedeiras, caçambas e carro pipa, na operação chamada de “faxinaço”, em evento que contou com presença do chefe do executivo municipal.
RECUPERAÇÃO DO GALPÃO DE CEREAIS
No último domingo, 09, a interdição parcial de espaços do Galpão de Cereais para remoção de testeiras danificadas, para, paulatinamente, ir substituindo demais peças das estrutura.
Conforme anunciado, as ações têm por escopo garantir conforto e segurança aos feirantes e à clientela que se utiliza desse importante espaço de negócios, na feira livre municipal.
REMANEJAMENTO DE BARRACAS, LIBERAÇÃO DE RUA E RETORNO DOS FEIRANTES DE FEIRA DE SANTANA
Em reunião realizada, na tarde dessa sexta-feira, com feirantes de confecções, Dra. Nil, após explanação no que concerne às dificuldades logístico-operacionais encontradas nesse início de gestão, fez ver aos representantes desse importante segmento de negócios que a administração, infelizmente, não conta com recursos para investimento na feira livre, nesse momento. Assevera que não faltarão esforços para a busca de investimentos no setor e que a atual gestão tenciona fazer da feira livre municipal um dos cartões postais do município.
Nesse encontro a gestora informou que todas ações a serem desencadeadas na feira deverão emergir de decisões consensuais a partir de discussões construtivistas entre os diversos segmentos e a administração municipal e que, no segmento de confecções não seria diferente.
Ficou definido o remanejamento das barracas que se encontram nas artérias adjacentes ao galpão de confecções, já nesse início de semana, para o interior desse espaço, de maneira que possa ser restabelecida a acessibilidade no local, de maneira que atraia clientela do município e região, significando a geração de emprego e renda.
A secretária contou com total apoio para o retorno dos feirantes de Feira de Santana. Garantiu que, em contando com apoio para evacuação das barracas e alinhamento no interior do espaço, esses feirantes poderão participar da feira desde o início desse mês de fevereiro. Para tanto, far-se-á necessário a colaboração de todos.
Os feirantes de Feira de Santana deverão ser inseridos nos espaços a serem delineados a partir da instalação dos feirantes de Santo Antonio de Jesus, à luz dos critérios de espacialidade equânime entre eles. Ou seja, não deverá haver privilégios quanto à distribuição deles no interior do espaço em apreço.
TRÂNSITO E SEGURANÇA
Dentre as reivindicações dos comerciantes que laboram no espaço da feira livre, as dificuldades inerentes ao trânsito, sobretudo nos dias de feira (quarta, sexta e sábado). Por conta disso, ela convidou o Superintendente de Trânsito e Transportes, Subtenente Bitencourt para conhecer, “in loco” algumas das situações que prejudicam a acessibilidade na feira e que acabam constituindo-se em verdadeiros “gargalos” à fluição do trânsito nesse espaço.
No que concerne à segurança, a titular da pasta manteve reunião com o comandante do 14o.BPM objetivando implementar a segurança na feria livre. E, nessa reunião com o segmentos de confecções, garantiu que irá interceder, novamente, para que o policiamento seja intensificado. Foto sem tarja, Ascom PMSAJ. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)
Abaixo, algumas das fotos da reunião com segmento de Confecções, nessa sexta: