SAJ: Prefeito Rogério Andrade ratifica decisão de fechar o comércio, por 10 dias, em decisão consensual com entidades empresariais

Prefeito Rogério Andrade e Secretário Leandro Lôbo elencam razões que justificam o fechamento do comércio, buscando, por conseguinte, dar um freio à novas contaminações pelo coronavírus, no município

Por  ANTONIO MASCARENHAS
O prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade, assim como o tem feito, quase que semanalmente, reuniu a imprensa no salão de eventos do Hotel Pena Branca, na manhã dessa 4a. feira, 17, oportunidade em que, ao lado do Secretário de Saúde, Leandro Lobo, procederam ampla explanação sobre os últimos acontecimentos inerentes ao combate ao coronavírus no município. Logo em seguida, iniciou-se coletiva de imprensa em que ambos responderam a uma série de indagações pertinentes aos assuntos em pauta. 
 
“EQUILÍBRIO SAÚDE E ECONOMIA”, COMO BALIZADORES ÀS DECISÕES
O chefe do executivo municipal iniciou sua fala mostrando  que a decisão de fechamento do comércio, dá-se em consonância com entendimentos com as entidades empresariais. Destacou que tal possibilidade foi anunciada no último dia 05, quando o município ainda registrava 82 casos (menos da metade dos anunciados até esta data, ou seja, 166), portanto há 12 dias. Nesse período, o número de casos, simplesmente, dobrou. 
Asseverou que o número de ativos pulou de 27 para 51 casos. Realçou, ainda, que, nesse período, 34 profissionais de saúde foram contaminados. 
 
TEMOR DIANTE DE EVENTUAL COLAPSO NA REDE DE ATENDIMENTOS NA CAPITAL DO ESTADO
Outro fator que foi fundamental para robustecer a decisão de suspensão do comércio por 10 dias está centrado na situação em que se encontra a rede de atendimentos da capital, que, hoje, está com 84% da capacidade de internamentos, portanto, próximo à exaustão. Felizmente, com a destinação, por parte do governo do Estado,  de leitos para Valença (com maior número de casos e menor número de leitos que S.A.de Jesus), a situação, por enquanto, ainda está em condições sustentáveis. Tal medida, dará uma certa folga às centros médicos (a exemplo do HRSAJ, INCAR e Luiz Argolo), que vêm atendendo o município. 
 
MINISTÉRIO PÚBLICO, ENTIDADES EMPRESARIAIS E AS BARREIRAS SANITÁRIAS
Gestor, aproveitando o ensejo, diante da intenção do MP em acabar com as barreiras sanitárias (tão importantes para a efetivação de um trabalho pedagógico e de contenção de casos detectáveis a partir da detecção de temperatura), destacou a importância do apoio das entidades empresariais para que o diálogo fosse construtivo, assim como a receptividade e aquiescência por parte do promotor Julimar Barreto.  
MORBIDADES CARACTERIZAM OS 04 (QUATRO) ÓBITOS, ATÉ ESTA DATA,  NO MUNICÍPIO
O secretário de Saúde, Leandro Lobo, diante do questionamento formulado por Antonio Mascarenhas (Tvsaj.com.br), “Secretário! Das 04 pessoas que foram a óbito, as 03 primeiras eram detentoras de comorbidades. Pessoas com diabete, arritmias cardíacas e outras patologias correlatas estão, naturalmente, num  grupo de risco mais delicado. Quais as orientações específicas às pessoas que se enquadrem nessas premissas, quanto à prevenção?”, realçou a respeito dos cuidados por parte das pessoas que se estejam nessa situação, incluindo, aí,  aquelas que  fazem parte do grupo de obesidade.  
 
APOIO DA IMPRENSA
Mais uma vez o deputado Rogério Andrade destacou a importância da imprensa séria que vem se debruçando no intuito de promover divulgação de informações fidedignas que, de fato, tenham por escopo difundir informações eivadas de veracidade, ao contrário do que prolifera na maioria dos grupos de whatsapp.
 
APLICABILIDADE DE RECURSOS DESTINADOS AO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Questionados acerca da obtenção de recursos para essa finalidade e a aplicação, destacaram que que todas as informações estão inseridas no portal Covid e que, do total dos recursos, cerca de 1 milhão já foram destinadas às ações protagonizadas pelas secretarias de Saúde e Assistência Social. 
 
É HORA DE CUIDAR DE VIDAS
Em sua fala o chefe do executivo municipal destacou, ainda (fonte ASCOM): 
“Hora de cuidar das vidas.” Prefeito Rogério Andrade confirma suspensão das atividades comerciais a partir de quinta (18). 
 
“O que está em jogo não é abrir ou fechar o comércio. É cuidar das vidas.” Com estas palavras, o Prefeito Rogério Andrade confirmou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (17), a suspensão das atividades comerciais em Santo Antônio de Jesus pelos próximos 10 dias.
A medida, cuja possibilidade já havia sido anunciada com antecedência, tem como objetivo ajudar a frear o crescimento de casos de COVID-19 na cidade. Os estabelecimentos que descumprirem a medida estarão sujeitos a advertência, multa e interdição. O comércio na cidade estava flexibilizado desde o dia 04 de maio.”
 
Sou representante de todos os segmentos da sociedade. Nos últimos dias conversei com o maior número possível de segmentos, com os dois conselhos que constituímos. Todos entendem que a flexibilização até aqui foi importante para termos esse equilíbrio entre a crise de saúde e a crise econômica. Agora, com o aumento do número de casos é o momento de mudarmos a estratégia dentro daquilo que já havia sido planejado.” – Afirmou o Prefeito.
 
A partir desta quinta-feira (18), fica permitido o funcionamento de supermercados e congêneres; farmácias e serviços de saúde; revendedores de gás e água; postos de combustível; hotéis e pousadas; lojas de produtos de higiene pessoal; laboratórios; indústrias; provedores de internet e tv; órgãos da imprensa; concessionárias de água, energia e telefonia; bancos, correspondentes bancários e casas lotéricas; obras de construção civil; restaurantes às margens das rodovias; lojas de autopeças, borracharias e  oficinas  mecânicas; serviços  de transporte  e  logística;  segurança  privada; serviços funerários; vendas  de material de limpeza; transporte coletivo, táxi e mototáxi; coleta de lixo; controle de pragas; carros-pipas e limpa-fossas.
 
Segue suspenso o funcionamento de bares, academias, restaurantes e eventos de qualquer natureza, independente do número de participantes. Também foi prorrogada por mais 60 dias a suspensão da comercialização de atacado de frutas e verduras por comerciantes de outros municípios na Feira Livre Municipal. Outra medida anunciada é a possibilidade de convocação de qualquer servidor público para atuar na fiscalização das medidas.