Um funcionário da Prefeitura de Cruz das Almas fez uma denúncia contra a gestão municipal, comandada pelo prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), acerca do estado de conservação da frota municipal de ambulâncias da secretaria de Saúde. O Portal A TARDE teve acesso a um áudio do servidor que retrata a situação dos veículos.
Sob anonimato, o funcionário detalha no áudio que os problemas frequentes encontrados pelos motoristas ao conduzir pacientes do município para unidades médicas em outras cidades.
Segundo o denunciante, a denúncia acontece após um grave acidente que envolveu uma ambulância de Cruz das Almas e um carro de passeio na BR-101, em trecho de Santo Antônio de Jesus, na última terça-feira, 16, deixando uma pessoa morta.
De acordo com a denúncia, a frota da secretaria municipal de Saúde está “defasada, apresenta problemas frequentes e riscos às vidas dos pacientes e dos motoristas”.
“Cuidado, cuidado, meus colegas, durante uma ultrapassagem com esses carros. É melhor não fazer ultrapassagem. Só quando der mesmo porque é complicado. Esses carros faltam em manutenção por demais. Vão para a oficina direto e lá só fazem um paliativo”, disse.
Ainda conforme a denúncia, além do risco iminente de quebrar a qualquer momento, os motoristas enfrentam problemas ao mudar de marcha e com os freios, o que pode ser fatal durante o transporte de passageiros.
São João milionário e saúde pobre
Na última sexta-feira, 12, o prefeito Ednaldo Ribeiro anunciou quatro grandes atrações para o São João 2024 de Cruz das Almas: Wesley Safadão, Zé Neto e Cristiano, Calcinha Preta e Alcimar Monteiro. Apenas os cachês dos dois primeiros ultrapassam a marca de R$ 1 milhão.
Três dias depois, na segunda-feira, 15, Ednaldo assinou uma Ordem de Serviço autorizando novos gastos na Cidade da Música, local em que ocorre o circuito principal do São João. Este será o terceiro ano de utilização do espaço e o terceiro com novas obras.