Prefeito Genival e Secretária Sílvia falam sobre grade de atrações, capacidade hoteleira, estrutura, atrações nos bairros…:São João em SAJ

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito Genival Deolino e a Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Sívlia Brito, realizaram live nessa quinta-feira, 19 para anúncio da grade completa do São João em S.A.Jesus. E logo após, concederam entrevistas acerca das ativicades juninas no município. “Essas atrações, em termos de São João, aqui na nossa região, nenhum município tem uma grade tão completa como essa que anunciamos aqui para Santo Antonio de Jesus.”

Prefeito, o que deverá ser feito, em termos de estrutura, assegurando conforto e  segurança dos participantes? 

Estamos melhorando a estrutura física do próprio espaço do São João. Estamos em conversa com as polícias militar e civil…eles já se comprometeram em trazer mais reforços, mais  equipamentos. Com certeza teremos um São João bastante seguro e tranquilo em Santo Antonio de Jesus.

Como as diversas secretarias de sua gestão deverão participar do evento, de maneira que o público possa dispor de todos serviços oferecidos pelo município?

Nós temos um Comitê em prol da organização do São João que está se reunindo periodicamente. Eu quero agradecer a todos que estão participando desse Comitê. Estão participando várias Secretarias. A Secretaria que está mais a frente é a de Cultura, Sílvia e sua equipe. Mas todas as demais secretarias estão participando ativamente da organização do São João. Para isso Resolvemos escolher um Comitê com o pessoal da Prefeitura, mas também, Policia Civil, Polícia Militar. Esse comitê está se reunindo periodicamente para fazer o melhor São João de Santo Antonio de Jesus.

Sua mensagem aos munícipes de Santo Antonio de Jesus aos participantes de outras cidades e de outras unidades da federação:

Santo Antonio de Jesus tem uma grande tradição de São João e, nesse ano não será diferente. Estamos fazendo tudo para dar a melhor festa a todos que gostam do São João e do forró.  Contratamos grandes atrações. Preocupados com a segurança, fizemos  diversas reuniões com as forças de segurança do Estado que estão dando total apoio ao nosso São João com muita alegria e muita paz. um abraço a todos e obrigado.

Silvia Brito, por sua, vez, reportando-se a esse importante evento cultural, discorreu…

“A gente tentou buscar uma grade que atendesse a várias demandas, vários níveis de gostos da população, principalmente, ao público jovem. principalmente ao público jovem que é que mais visita Santo Antonio de Jesus nessa época junina.  Então a gente tem uma pesquisa que mostra que os nossos turistas, nosso visitantes, são atraídos pela grande festa, na faixa etária de 25 a 35 anos é que mais nos visitam e eles gostam desses que estão na moda o forró moderno (o piseiro).  Então a gente fez essa mistura. Trouxe  Santana, o cantador, Solange (Aviões), João Gomes, Barões da Pisadinha. Então a gente tentou trazer uma programação mais eclética que pudesse agradar a todas as gerações.”

Secretária, diante de toda uma programação, eventuais apresentações com artistas locais poderão acontecer  em alguns bairros?

“Já está programado. Fizemos credenciamento de 80 artistas locais. E esses artistas, na medida em que estão credenciados, os bairros  estão solicitando e a gente vai programando essas apresentações.”

Quais outros eventos artístico-culturais poderão acontecer em meio as festividade juninas aqui no município? 

“Pois é, o mês de junho é um momento de grandes festas em Santo Antonio de Jesus. É um momento muito bem de girar muito bem a economia local. A gente começa no dia 28 (todos estão convidados) com a grande final da música junina 2022. Essas grande final vai levar 10 músicos locais pra uma grande apresentação a grande final na Praça Padre Mateus, no dia 28 às 19h. No dia seguinte a gente tem o desfile cívico, o desfile cultural, que também vai contar com grupo de ciclismo, grupo de motociclistas, povos tradicionais, capoeira, um pouco da nossa cultura, em homenagem aos 142 anos de Santo Antonio de Jesus. Ao longo disso teremos uma cavalgada da Paróquia na festa do Padroeira e a gente começa aquela tradição toda do trezenário. A parte da cultura vai deixara Vila o espaço da Padre Mateus, montado, com demonstrações de artesanato, de culinária local. Então, durante todo o mês de Junho, quem quiser ali conhecer nossa cultura, pode ir ali na Praça Mateus degustar nossa culinária. E, também, dar um pulinho na Feira, com todos produtos derivados da mandioca. Sempre vai ter ao longo do dia, forrozeiros, pés de serra nesses espaços culturais, ao longo do dia.”

O que se dizer da capacidade hoteleira do município para abrigar os visitantes que possam participar das festividades?

“Santo Antonio de Jesus, hoje, na região, é a cidade que tem mais capacidade de receber (visitantes). Ele tem uma capacidade hoteleira e bares e restaurantes para dar apoio a todo mundo que chegue aqui. Então, a média que a gente receba, uma expectativa aí de 100 mil pessoas a mais, ao longo desse período de festas.  A gente tem condições de receber, de hospedar. A gente tem serviços que dão esse suporte aos nossos visitantes.  Então, em termos de hotéis e de bares e restaurantes a gente está muito bem servido. Numa localidade de fácil acesso de Santo Antonio de Jesus. É fácil chegar e fácil sair. Até aqueles que querem visitar os festejos juninos, Nos temos uma rota interessantíssima: nossos vizinhos aqui, Cruz das lamas, Amargosa, Cachoeira.  A gente faz parte de todo esse circuito da rota junina que importante. Dá pra ficar em Santo Antonio de Jesus  e fazer visita aos nosso vizinhos, fortalecendo a cultura regional.” finalizou Sílvia.

Entrevistas, fotos e imagens, Antonio Mascarenhas (Tvsaj). Edição Júlio Mascarenhas (TVNoticias24horas)