População esquece Covid-19 e lota comércio em Salvador

O motivo, é que muita gente resolveu se arriscar para aproveitar o lançamento do Semana Brasil 2020, também chamada de “Black Friday Brasileira, que segue até próximo dia 13

Por: Poliana Antunes

Mesmo com todas as recomendações das autoridades de saúde e de um decreto municipal, que proíbe aglomeração de pessoas na cidade, por conta do novo coronavírus, foram suficientes para impedir a população de sair de casa nesta quinta-feira (03). O motivo, é que muita gente resolveu se arriscar para aproveitar o lançamento do Semana Brasil 2020, também chamada de “Black Friday Brasileira, que segue até próximo dia 13.

Dessa forma, quando a Bahia contabiliza um total de óbitos por Covid-19 de 5.502 pessoas, a equipe de reportagem da Tribuna da Bahia encontrou ruas movimentadas e granes filas nas lojas e shoppings de Salvador. Contudo, a maioria utilizava máscaras e diziam está tomando todas as precauções recomendadas pelos especialistas.

A estudante de enfermagem Juliana Macedo, 24 anos, disse que estava precisando muito de um celular novo. “Esperei por muito tempo essa promoção para comprar um aparelho novo com um preço justo”, falou a jovem, que estava aproveitando as promoções.

A estudante frisou, ainda, que tomou todos os cuidados necessários antes de sair de casa. “Fiz uma pesquisa de preço e de lojas mais prováveis antes de sair de casa. Assim, eu ganho tempo e não preciso ficar circulando muito pelas lojas. Serei rápida e objetiva”, garantiu Juliana.

Já os lojistas comemoram o movimento e, também, garantem que é um começo para retomada da economia que está parada a tantos meses. “Estou sem trabalhar faz 4 meses. Minha esperança é que agora, com as promoções e vendas do final de ano, eu volte a ter minha renda mensal, para honrar minhas dívidas”, relatou a vendedora, Vanessa Lemos, 37 anos.

Para manter a permissão das lojas abertas, os estabelecimentos devem seguir regras estipuladas pelo decreto da prefeitura, como exigir o uso de máscaras; fornecer álcool em gel para funcionários e clientes; manter a distância de 1,5m entre as pessoas; e realizar a desinfecção do ambiente.

O evento foi desenvolvido para aquecer as vendas no período em que se comemora a Independência do país. Participam lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.

Articulada pela Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom), em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a iniciativa tem como lema “Vamos em frente, com cuidado e confiança”. Segundo números levantados pela Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%, enquanto as vendas no varejo presencial cresceram 11,3%.Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia. Tribuna da Bahia.