Muniz Ferreira abriu alas no I Fórum no Território Turístico Baía de Todos os Santos

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, nessa quinta-feira, 19, na receptiva cidade de Muniz Ferreira, recôncavo baiano, o “I Fórum no Território Turístico Baía de Todos os Santos”, no seio do “Projeto O Fazer Cultura sem fronteiras”, num evento capitaneado pela CTBTS (Câmara de Turismo Baía de Todos os Santos”, sob a presidência de Carlos Silveira. Muniz Ferreira que, ao lado de Jaguaripe e Salvador, materializaram apoio necessário à sua consecução.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Compondo a mesa, na plenária, além do presidente Carlos Silveira, o vice Ananias; Magary Brother (Secretário de Cultura e Turismo de Nazaré das Farinhas), François Starita (Secretário de Cultura e Turismo de Itaparica), Elias Pereira de Oliveira Filho (Secretaria de Cultura e Turismo de São Félix), Ailton Silva e Guerra (Secretário de Cultura e Turismo de Simões Filho) e Péricles Santana (representando Fábio Mota, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador), contando com Gilberto Marquezine (Secretário da CTBTS), atuando como mestre de cerimônia.

DEMAIS PARTICPANTES

Prestigiando o evento, como anfitriões, o prefeito de Muniz Ferreira professor Gileno e o Vice Vavá, ao lado dos vereadores Ivonice, Rai da Saúde, Valmir Sempre Presente, Jota e Alan de Minde, bem como secretários, ex-vice-prefeito Olavinho, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Também prestigiando, demais secretários de Turismo e Cultura da região, a exemplo de Silvia Brito (S.A.Jesus, ao lado do Diretor Duningan), Davi Rodrigues (Cachoeira), Jorge Teixeira “Terrinha” (Salinas da Margarida), Luciano Miranda (Muritiba).

PROGRAMAÇÃO

O evento teve início com um caprichado café da manhã  e, o credenciamento dos participantes que, seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial de Saúde) e secretarias estadual e municipal de Saúde, fez com que todos os participantes fizessem uso de álcool gel e máscaras, numa justa precaução contra a Covid-19.

Coube ao Secretário da CTBTS, Gilberto Marquezini, promover a a composição da mesa e, logo após, a abertura dos trabalhos. Ele que vem desenvolvendo um meritório trabalho no seio dessa entidade que conta com participação de 18 municípios da Baía de Todos os Santos.

 

O prefeito Gileno, em sua fala, externou regozijo pelo fato de ser no seu município o pontapé inicial de um projeto que tem por escopo não apenas fomentar a cultura e o turismo no seio dos municípios mas, mais que isso, oferecer condições para a ampliação de emprego e renda à população.

 

Ele que, aproveitando o ensejo, elencou realizações e obras que estão em execução, a exemplo da que se desenvolve no Distrito do Onha. Prefeito que, diga-se passagem, recebeu não apenas felicitações: fervorosos elogios pelo trabalho que vem desenvolvendo em Muniz Ferreira e que coloca o município, convenhamos, no epicentro daqueles que, literalmente, buscam, dentro do possível,  oferecer à população a tão propalada qualidade de vida.

PLENÁRIA

Detentor de profundo conhecimento das nuances culturais da região, não foi difícil para Carlos Silveira,  trazer à baila a importância  da definição de um evento cultural que, nesses municípios, possa ser implementado, de forma conjunta e que tenha forte ligação com  segmento de turismo: o desfile dos caboclos, e, para tanto, colocou a questão para ser discutida pela plenária, plenamente aceita.

Em seu pronunciamento, o presidente,  logo após saudar e agradecer a todos compareceram, externou a respeito do propósito desse I Fórum no Território Turística da Baía de Todos os Santos e o porquê da escolha de Muniz Ferreira para deflagração desse projeto “O Fazer Cultura, sem fronteiras”, umbilicalmente atrelado à proposta turística.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

A elaboração de um calendário de eventos culturais e turísticos no município foi uma das sugestões decorrentes desse encontro. De imediato o presidente Carlos Silveira colocou o tema sob a apreciação de cada um dos representantes dos municípios  presentes.

Diante disso, datas foram sugeridas para que, por exemplo, o “Desfile dos Caboclos” seja realizado em datas específicas, desde que não se choquem, evitando-se assim concorrência entre os próprios municípios promotores.

Finalizando, cada representante dos municípios tiveram oportunidade de elencar as necessidades de cada uma dessas instâncias administrativas, de maneira que a CTBTS possa ir inferindo em todo um processo de postulação, nas devidas esferas de governo.

 

CITY TOUR

Logo após o evento, os participantes foram convidados pelo prefeito Gileno e Vice Vavá para a degustação de um saboroso almoço. E, em seguida, visitação à Orla Municipal, onde todos puderam conhecer um pouco da pujança de um paisagismo que já vem se tornando referência no recôncavo baiano.

Veja todas as FOTOS Produzidas no evento, CLICANDO AQUI