sábado, maio 18, 2024
InícioMUNICÍPIOSSANTO ANTÔNIO DE JESUSMobilização nacional pela saúde mental materna teve, em S.A. de Jesus, grande...

Mobilização nacional pela saúde mental materna teve, em S.A. de Jesus, grande receptvidade

Realizada, na manhã desse sábado, 03, no trajeto da Rua Castro Alves ao centro da cidade (e vice-versa),a 2a. caminhada a nível local e a 5a. no contexto nacional, com participação de mães e representantes de entidades parceiras, como parte de ampla mobilização nacional que tem por escopo trazer à baila a importância de toda uma luta em prol da saúde mental materna, num evento coordenado por Ana Borges (psicóloga e coordenadora nacional da saúde mental materna) e Zene Andrade, presidente da  Associação Desenvolver que, no município, realiza um meritório trabalho em torno do apoio ás crianças e jovens detentoras de autismo.

VÍDEO: Andressa Moese, Ana Borges, Dalva Mercês

Também, dentre os presentes no evento, Andressa Andrade (Secretária Municipal de Assistência Social), Dalva Mercês (vereadora), Adriana Cardoso (GENTEQ-Gente que cuida de Gente), Zene Almeida (Associação Desenvolver).

VÍDEO: Adriana Cardoso, Zene, Luciano e Glacy

Logo após concentração na sede da Associação, sediada na Rua Castro Alves,  e efetuação do percurso delineado, todos tiveram, na volta ao ponto de partida, oportunidade de degustar um saboroso café da manhã,

COMO TUDO COMEÇOU

A Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna foi iniciada em 2020, por Drª Rafaela Schiavo, idealizadora do Instituto Materonline, este movimento por 3 anos aconteceu de forma online devido a pandemia, em 2023 expandiu-se para diversas cidades. Neste ano, nosso objetivo é ampliar ainda mais sua visibilidade, destacando a relevância da saúde mental materna em nossa sociedade.

EM SANTO ANTONIO DE JESUS

Aqui em Santo Antonio de Jesus acontece pelo segundo ano consecutivo, coordenada pela psicóloga perinatal Ana Borges, juntamente a a associação Desenvolver Saj, que tem Zene Almeida como fundadora, onde falamos da conscientização do autismo e mães atipicas.
Durante a gestação, as mulheres enfrentam potenciais desafios emocionais, incluindo ansiedade, estresse e depressão.

IMPERATIVO DESTACAR

Estudos indicam que mais da metade delas pode experimentar estresse, 35% alta ansiedade e 25% sintomas depressivos durante a gravidez ou pós-parto, demandando apoio e acolhimento por parte dos profissionais de saúde. No entanto, muitas não recebem avaliação ou tratamento adequado devido à falta de avaliação e encaminhamento nos serviços de saúde.

Essas questões emocionais têm impactos graves, incluindo o aumento de nascimentos prematuros e o comprometimento do desenvolvimento infantil. Lamentavelmente, uma em cada quatro mulheres enfrenta depressão pós-parto.

CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DO ALTISMO

Importante destacar que, concomitantemente, foi realizada a Caminhada pela concientização do autismo, promovida pela Associação Desenvolver que, em Santo Antonio de Jesus, conta com o meritório trabalho protagonizado por Zene Almeida.

ENTIDADES PARCEIRAS

Reconvel Fiat, Ana Borges, psicóloga; Lara congelados, Dalva Mercês, Tia Adriana, Day designer, Toldos fácil, Ótica Valéria, Laboratório da cidade, Fiolaser SPA, Gente que cuida de gente, Rede de postos Dal, Fabricantes de brinquedos, Posto cruzeiro do sul, Associação Aprisco, 4 estações baby, Gráfica exemplar, Conceição Gonzalez, CMEC – Conselho de Mulheres empreendedoras de Santo Antônio, SMTT,  Secretaria de Saúde do Município, Associação Desenvolver, rádios Clube, Andaiá, Recôncavo  e cobertura completa da TVSAJ.COM.BR

 

VÍDEOS, NESSA 3A. FEIRA

 

Matérias relacionadas