Por ANTONIO MASCARENHAS
JULIANA MIRANDA, enfermeira chefe do IDSAJ (Instituto de Diabetes em Santo Antonio de Jesus), em entrevista à Tvsaj, falou sobre a importância da entidade, serviços oferecidos e todo um cuidado inerente à alimentação, higiene, consulta a especialistas, de forma gratuita.
“A gente não pode entender o paciente apenas como um doente A diabete é uma doença crônica, que até o momento não tem cura, mas tem tratamento e agente consegue oferecer uma qualidade de vida a todos os pacientes. É importante entender que a alimentação é sempre difícil, o tratamento, apoio familiar e um suporte emocional se faz necessário nesse tratamento. Não é fácil receber o diagnóstico de diabete. As pessoas ainda tem um tabu muito grande com a doença. Aqui no Instituto a gente tem um trabalho muito profissional. Então nós temos tratamento de enfermagem, consulta com enfermeira; temos o atendimento como o clínico especialista em diabete; a gente tem nutricionista, psicólogo, fisioterapêuta, terapêuta holístico, educador físico….porque a gente quer mostrar aos paciente e familiares que a gente quer andar de mãos dadas. O tratamento de diabetes é de múltiplas mãos. Parceria com postos de saúde…a gente precisa andar de mãos dadas…” A gente faz a orientação mas quem acompanha são as unidades de saúde…,” pontuou Juliana.
APOIO DO DEPUTADO ANTONIO BRITO E PARCERIAS
Dentre outros aspectos, Juliana refere-se ao importante apoio hipotecado pelo Deputado Federal Antonio Brito, parlamentar que realiza o melhor trabalho na área de saúde, na Bahia, canalizando emendas impositivas que têm tem ajudado Santas Casas de Misericórdia e outras instituições de saúde, dentre elas, o IDSAJ.
E Antonio Brito que, no dia 14 de novembro, deu todo suporte para realização da Feira de Saúde, realizada no município de Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que foram atendidas quase 500 pessoas, nos diversos serviços oferecidos.
Falou, ainda, sobre o suporte que essa entidade oferece aos pacientes, no tocante a apoio jurídico na defesa de seus direitos. Discorreu, também, sobre parcerias com unidades de saúde do município.