CONSELHO TUTELAR e CMDCA, buscando conscientização e engajamento da população, no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Por ANTONIO MASCARENHAS

O CONSELHO TUTELAR e CMDCA realizaram, na tarde/noite dessa quarta-feira, 18, passeata, carreata e outras ações no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

Evento patrocinado pela  UNIVERSIDADE PITÁGORAS e que contou com participação de funcionários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade local e teve por escopo levar à população a importância não apenas da conscientização mas, mais que isso: participação efetiva no combate ao crime que tantas sequelas físicas e morais acontecem no seio da sociedade.

Além da Polícia Militar, Guarda Municipal, a participação dos Guardiões da Vida, Grupo da BIKE SAJ, Fanfarra REDESC e Grupo de Capoeira Ogunjá (Mestre Gislan). Apoio de divulgação, Tvsaj.com.br e TvNoticias24horas.

 

Na atual composição do Conselho Tutelar, Joélia Barreto (presidente), Lauro Souza, Cristiane Gusmão, Débora Lôbo e Júnior Kereto. Conselho que, no dia a dia, atende a população em seus pleitos, suas queixas. Eles que, por sua vez, além de aconselhamentos, promovem encaminhamento aos órgãos competentes, em busca de soluções adequadas e tempestivas.

O CMDCA, que tem na sua presidência Edson Dias (também, professor de boxe), realiza um trabalho de coordenação de atividades que dão suporte às entidades que integram a rede de proteção à crianças e adolescentes, no município.

Além de fomentarem a realização de todo um trabalho nesse sentido, essas entidades, mais do que o suporte do juizado, Ministério Público, Polícias Militar e Civil e outras entidades, precisam, mais do que nunca, do apoio da população. Esse alinhamento, essa comunhão de propósitos é deveras importante para que crimes como abusos sexuais sejam não apenas minorados. Mais que isso, extirpados do seio da sociedade.

PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES

Reputamos que, muito mais importante que divulgar notícias acerca de atos abomináveis, a exemplo de casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes,  visando necessárias punições aos infratores, na maioria dos casos, buscando, unicamente, “sensacionalismo”, a imperiosa necessidade do engajamento da imprensa nessas questões far-se-á, deveras, necessário para que, de forma preventiva, possamos erradicar essa chaga enraizada no seio da sociedade.

Fotos imagens, entrevistas, edição, narração  e texto, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)