Por ANTONIO MASCARENHAS
O Conselho Tutelar de Santo Antonio de Jesus realizou, na manhã dessa sexta-feira, 17, um PIT STOP de conscientização no seio da sociedade, no que concerne à luta incessante contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Portando faixas e distribuindo panfletos, na sinaleira, espaço de bastante movimento de veículos, os conselheiros Alane Cris, Débora, Patrícia, Fabiana e Lauro e demais prepostos Lavínia Pétala, Nilda, Rita e Rosa. Eles que tiveram oportundiade de levar a mensagem aos transeuntes que, graças à receptividade demonstrada, com certeza levarão adiante esse trabalho de multiplicação.
O movimento está inserido na Campanha MAIO LARANJA que, a partir desse sábado, 18, deverá acontecer em todo o país.
O QUE É O MAIO LARANJA
O dia 18 de maio foi escolhido para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desse modo, todo o mês ficou marcado por essa luta.
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). NO ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassianto de Araceli que, em 2000, tornou-se oficial em todo o país.
A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que a campanha deve ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O texto foi relatado no Senado por Eliziane Gama (PSD-MA), que destaca a importância da iniciativa para a proteção das crianças e adolescentes no Brasil.