CHIQUINHO, secretário de Cultura e Turismo de Maragojipe, fala sobre carnaval nesse município e enaltece encontro de secretários da BTS, em Itaparica

Por ANTONIO MASCARENHAS

Maragojipe, município que faz parte do recôncavo baiano, diferencia-se de muitos rincões do norte e nordeste e, porque não dizer, do país, não apenas pela sua localização geográfica, na Baía de Todos os Santos e toda uma beleza bucólica ensejada pela opulência de seu relevo. Mais que isso, a receptividade de sua gente.

Mas como levar toda uma riqueza histórico-cultural reinante no seio da população, se não houvesse pessoas que, no dia a dia, seja no tocante à administração municipal, encarregada de conservar todo um patrimônio existente, seja no que tange à população ao contribuir para que tudo isso seja preservado.

 

E, falando em preservação, Chiquinho, Secretário de Cultura e Turismo do município tem desempenhado, a contento essa missão no município, seja no seio da administração anterior (prefeita Vera da Saúde) seja, agora, na administração Valnício Armed/Dr Adhemar, ocupando a mesma função.

 

Prestigiando o Encontro de Secretários de Turísmo da Baía de Todos os Santos, na última sexta-feira, 05, em Itaparica, num evento protagonizado pela CTBTS, Chiquinho teve oportunidade de, ao lado de outros titulares de pastas, nessa esfera, debater saídas para o incremento do turismo na região em que se inclui Maragojipe.

Ele que, em entrevista à Tvsaj.com.br/Gazzeta do Recôncavo/ Tvnoticias 24horas,  enalteceu a iniciativa da CTBTS (Câmara de Turismo da Bahia de Todos os Santos), hoje sob o comando de Moisés Cafezeiro. Falou acerca do carnaval de Maragojipe (o melhor carnaval de máscaras do interior da Bahia) e o que se tem feito para preservação do patrimônio artístico0-cultural no município.

PAPEL DA IMPRENSA E IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO

Conforme ventilou, em entrevista à Tvsaj, o presidente da CTBTS, Moisés Cafezeiro, é imperativo que cada município divulgue, não apenas seus pontos turísticos. Mais que isso, também divulgue as ações pertinentes a tudo quanto possa incrementar a cultura, o turismo no município. Diante de todo o processo, os visitantes, os turistas, com certeza, deverão aparecer, levando receita aos municípios.

FABRICAÇÃO DE MÁSCARAS E ADEREÇOS

No carnaval de Maragojipe, por exemplo, a confecção de máscaras e adereços é feita por artesãos do município. Significa o quê? Geração de emprego e renda e, mais que isso, oportunidades aos talentos locais. Imagens, fotos, entrevista, edição, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br)

VEJA, ABAIXO, ALGUMAS DAS IMAGENS DO CARNAVAL EM MARAGOJIPE, em 2019