Por ANTONIO MASCARENHAS
Prof. TONE, prefeito de Aratuípe, em que pese a agenda, fez questão de prestigiar a realização do Encontro de Secretários de Turismo da Baía de Todos os Santos, evento protagonizado pela CTBTS (Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos” e que teve na pauta a necessidade de ações que busquem o incremento do turismo em toda região.
Além de ter participado da plenária, o chefe do executivo municipal permaneceu para o almoço e, em seguida, participação no “city tour” pelos principais pontos turísticos da hospitaleira cidade de Itaparica.
Formado em História, pela UNEB, em Santo Antonio de Jesus, antes de tornar-se chefe do executivo municipal em Aratuípe, já vinha contribuindo de forma significativa para o ensino/aprendizado nesse também receptivo município do recôncavo, levando aos seus alunos conhecimentos que, com certeza, reforçaram o entendimento acerca da importância do desenvolvimento social que traz, nas suas “entranhas” a necessidade de dar asas a todo um legado cultural reinante no seio da população mas que precisa, naturalmente, ser vivificado, no dia a dia, mantendo vivo o elo entre o passado e o presente, sinalizando desenvolvimento às futuras gerações.
Além de ser detentor do maior polo cerâmico da América do Sul e contribuir de forma relevante para o sucesso da Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas, há centenas de anos, Aratuípe sedia algumas das mais importantes construções estilo barroco (igrejas, mercado, sede do paço municipal, etc).
Algumas dessas construções carecem, urgentemente, de revitalização. Acontece que, pelo fato de serem tombadas pelo IPHAN, inviabiliza intervenção por parte do governo municipal. O prefeito Tone e sua equipe naturalmente, devem efetuar pleitos junto aos órgãos competentes para ver essa situação equacionada.
Esse Encontro de Secretários de Turismo da Baía de Todos os Santos tem, naturalmente, no rol de suas diretrizes,através da CTBTS, buscar soluções para todos os municípios e, neles, Aratuípe se insere nesse contexto. A união de propósitos, com certeza será fundamental para que louros sejam colhidos a curto e médio prazos.
Veja, abaixo, pequena mostra do riquíssimo acervo arquitetônico estilo barroco, em Aratuípe: