sábado, janeiro 11, 2025
InícioBAHIAEm Conquista, Selo Lilás é destacado como política pública de igualdade de...

Em Conquista, Selo Lilás é destacado como política pública de igualdade de gênero no mundo do trabalho

O Selo Lilás, certificação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), que promove a valorização das mulheres e a igualdade de gênero no mundo do trabalho, foi apresentado, nesta sexta-feira (10), em Vitória da Conquista. A secretária Neusa Cadore destacou os objetivos do Selo Lilás e critérios que as empresas, entidades com e sem fins lucrativos e organizações precisam seguir para obter este reconhecimento e mostrou detalhes sobre o edital, que está com as inscrições abertas até 12 de fevereiro, pelo site: www.selolilas.spm.ba.gov.br.

A atividade foi realizada no Palace Hotel, em parceria com a Câmara Municipal. A secretária Neusa Cadore citou números que mostram a desigualdade de gênero existe no mundo do trabalho. Pesquisas indicam que 80% das mulheres conhecem ou já presenciaram situações de assédio no trabalho; mulheres recebem 19,4% a menos que os homens; e que em cargos de gestão, a diferença de remuneração chega a 25,2%.  

“Esses e outros dados reforçam a necessidade de iniciativas como o Selo Lilás, que visa transformar o mundo do trabalho, por meio de ações que garantam um ambiente corporativo mais seguro, inclusivo e respeitoso para todas as mulheres”, afirmou, ao lembrar que 83 empresas baiana já conquistaram o Selo Lilás. 

Para obter a certificação, dentre outras coisas, é preciso comprovar ações ou programas voltados à igualdade de gênero e à valorização das mulheres, tais como: políticas antidiscriminatórias; promoção da igualdade salarial; incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional; e flexibilização da jornada de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes. 

Em Vitória da Conquista, a Domínio Assessoria em Gestão de Saúde é a única empresa com o Selo Lilás até o momento, com 100 % de mulheres no seu quadro funcional. Esta experiência também foi apresentada durante o encontro. Erika Sodré, gestora da empresa, falou sobre o que mudou no ambiente corporativo após a certificação. “O Selo Lilás trouxe ainda mais motivação para intensificarmos ações relacionadas à igualdade de gênero, saúde mental e valorização feminina. Queremos replicar a nossa experiência para outras empresas e incentivar a adoção de práticas semelhantes”.

Diretora de processos da Domínio Assessoria, Tamires Núbia Cruz, prestigiou a apresentação e falou sobre o impacto do Selo Lilás para o setor empresarial e, sobretudo, para a sociedade. “Trabalhar em uma empresa 100% feminina nos traz segurança e união. Com o Selo Lilás, essas políticas foram intensificadas e agora buscamos expandir essas ações para a sociedade. Queremos convidar o município a apoiar causas sociais. Esse é o intuito para 2025”.

Saiba mais sobre o Selo Lilás e acesse o edital completo no site: www.mulheres.ba.gov.br

Fonte: Ascom/SPM

Matérias relacionadas