A derrota do Bahia para o Flamengo por 3 a 2, no último sábado, 13, rendeu muita polêmica em torno da arbitragem. O lance da expulsão do zagueiro Kanu, após Gabigol simular que teria sido agredido, fez com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitisse erro. Em meio a essas discussões, a CBF TV anunciou, nesta terça, 16, um novo programa para debater lances polêmicos.
O objetivo da CBF com este conteúdo semanal é ajudar a esclarecer lances e situações como essa, e detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelos torcedores. O Presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Wilson Seneme, participará dos programas e entende que é uma oportunidade de elucidar questões.
“É um desafio, porque toca um pouco na ferida da arbitragem, nem tudo é acerto, existem, sim, situações de interpretação e existem os erros que são cometidos. E agora, com essa iniciativa da CBF TV, a gente tem a oportunidade de confrontar os dois lados. Um espaço importante para tirar dúvidas, à luz das orientações da Fifa”, disse Seneme.
A CBF se torna pioneira ao estabelecer um programa exclusivo para analisar e discutir questões relacionadas à arbitragem em partidas de futebol. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, declarou apoio à iniciativa.
“Tudo que vier a trazer transparência e informação para todos os segmentos do futebol – clubes, federações, torcedores, imprensa – tem o meu apoio. Um dos principais pilares da minha gestão é a transparência e as portas abertas da CBF ao diálogo”, falou Ednaldo.
A jornalista baiana Ayana Simões é quem apresenta o programa, que vai ao ar todas as terças-feiras. Para ela, a intenção é dar transparência ao torcedor sobre as decisões da arbitragem. “É um espaço novo que propõe o reforço da transparência, além do entendimento das decisões e regras da arbitragem que costumam ser alvo de divergências”, afirmou Ayana.