O artista gráfico e visual Cau Gomez, chargista do Grupo A TARDE, conquistou o 1º prêmio do festival de humor World Cartoon Festival, no Quênia (país da região da África Subsaariana), com um cartum sobre o tema “Silecing the Guns in Africa” (Silenciando as armas na África). O trabalho aborda a urgência de se desarmar as crianças naquele continente e abre espaço para uma reflexão profunda sobre os traumas e as terríveis consequências dos abusos cometidos contra a infância em países africanos, no Oriente-Médio, na América do Sul e em outras partes do mundo, incluindo o Brasil.
“As principais economias do mundo e a política das grandes potências mundiais não podem ficar alheias a este flagelo africano e global, o mundo não pode fingir que não enxerga isto, a humanidade deve ser constantemente alertada e cobrada”, afirma Cau, para quem o cartum pode colaborar na redução da violência e crueldade no presente e no futuro dos pequenos cidadãos.
“Semmre é uma ocasião muito especial ser laureado com algum resultado de excelência, mas desta vez a resposta veio de um continente especial e que me diz muito, e onde se localiza a raiz mais profunda da minha ancestralidade, a minha Mama África”, celebra ele.
Mineiro de Belo Horizonte, Cláudio Antônio Gomes – o Cau Gomez – é um dos artistas gráficos mais premiados de sua geração e atua há mais de três décadas como artista gráfico e visual, caricaturista e ilustrador em veículos impressos de comunicação do Brasil. Radicado na Bahia, atualmente publica charges e ilustrações em A TARDE e no Le Monde Diplomatique Brasil, e colabora regularmente com a revista Courrier International, na França, além de manter ateliê/ estúdio próprio no Rio Vermelho. Conquistou mais de 50 premiações em diversos Festivais e Salões de Humor no Brasil e no exterior. Imagem, CVau Gomez. A Tarde