Por ANTONIO MASCARENHAS
Comemorada, nesta data, 18 de novembro, em todo o país, o “dia do conselheiro tutelar”. Nada mais justo do que tecermos considerações elogiosas acerca da missão que esses profissionais desempenham no dia a dia em prol do bem-estar, dos direitos e segurança das crianças e adolescentes.
Todavia, antes de tudo, temos que, também, agradecer pela criação, em 1990, do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que possibilitou a instalação, em diversos rincões do país, dos Conselhos Tutelares que, inexoravelmente, vêm desenvolvendo um meritório trabalho inerente à hercúlea luta pela manutenção de direitos, nessa esfera.
Essas instituições têm sido importantes instrumentos, em parceria com o poder judiciário, ministério público, CMDCA, polícias militar e civil, secretarias municipais de assistência social e outras entidades, na luta contra a exploração do trabalho infantil, contra abusos sexuais e uma série de situações que acabam prejudicando o desenvolvimento de crianças e adolescentes e que, na maioria das vezes, deixam sequelas irremediáveis.
Tal qual acontece em diversos rincões de todo o país, em Santo Antonio de Jesus não é diferente. O Conselho Tutelar vem atuando com esmero, em parceria com essas entidades e contando com a abnegação dos atuais membros titulares Joélia Barreto, Lauro Souza, Emanuelle Feitosa, Andressa Queiroz e Débora Lôbo. Eles que, diga-se de passagem, tomaram posse em 10 de janeiro. Eles que têm, na suplência, Cristiane Farias, Patrícia Rebeca e Ana Paula. Fotos, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).