DR. LEANDRO LÔBO, Secretário de Saúde, entrega Unidade de Pronto Atendimento Covid e elenca ações nessa esfera em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Entregue, na tarde/noite dessa segunda-feira, 26, à população santantoniense, a unidade de Pronto Atendimento Covid, no espaço onde funcionava a antiga Policlínica Municipal, em Santo Antonio de Jesus. E o Secretário de Saúde, Dr. Leandro Lobo, em entrevista coletiva aos veículos de imprensa, respondeu aos questionamentos pertinentes. 

O evento não contou com a participação do chefe do executivo municipal, ausente por conta da legislação eleitoral. Inciando sua fala, o titular da pasta agradece à imprensa e à população para, em seguida, discorrer sobre as indagações formuladas. 

No que concerne à logística operacional à disposição da população, informou que a unidade está equipada com 02 leitos de UTIs completos, 10 leitos clínicos, 01 equipamento de Raios X, salas para testagens, sala de triagem, consultório médico, sala de enfermagem, copa, banheiros, ampla recepção, entrada exclusiva para ambulâncias, etc. Assevera que o atendimento já passa a ser feito na manhã dessa quinta-feira.

Inquirido pela Tvsaj, se a redução do número de internados (hoje em 04), significaria uma sinalização para a 3a. fase da flexibilização, foi taxativo ao dizer que a divisão entre as fases é apenas didática. Ou seja, diante de uma epidemia, com a flexibilização das atividades comerciais, não se pode ter a segurança diante da possibilidade de um retrocesso na queda do número de casos. Por conta disso, imperativo que a população continue colaborando com o distanciamento social, uso de máscaras, etc.  Só assim é que, deveras,o relaxamento possa ser completo.

Questionado a respeito da extinção das barreiras, não saiu pela tangente ao dizer que tal medida se ancora na redução do número de casos ativos e internados e pelo fato do município dispor de equipamentos para atender à demanda reinante.