Por ANTONIO MASCARENHAS
O Poder judiciário do Estado da Bahia galgou o segundo lugar entre os tribunais de todo o país, levando-se em consideração o número de sentenças proferidas. Performance que, indubitavelmente, deixa a instituição num patamar destacável, nessa esfera, não apenas no que tange à celeridade dos processos mas, principalmente, pela demonstração de compromisso com a sociedade.
A EXITOSA EXPERIÊNCIA DO TELETRABALHO
Quase 400 mil sentenças e acórdãos foram proferidos entre meados de março e o final do mês de junho, graças à instituição, pelo Tribunal, do “regime de teletrabalho” que nada mais é do que a realização de um trabalho que traz, no seu bojo, o distanciamento social, contribuindo por conseguinte, para a não proliferação do coronavírus. Graças a esse direcionamento, o PJ-BA auferiu a primeira colocação entre os tribunais de médio porte e a quinta, entre os 27 tribunais estaduais.
CANALIZAÇÃO DE RECURSOS PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS
A pandemia da Covid-19 causou, até o momento, na quase totalidade dos países, uma verdadeira tsunami, seja na área de saúde, com milhares de infectados e mortes, seja no contexto econômico. Diante da imperativa necessidade de distanciamento social e fechamento do comércio, a onda de desemprego. Mas como minorar essa situação que requer muito mais do que o auxílio emergencial por parte do governo federal?
Felizmente, como variantes, iniciativas de algumas entidades que arregaçam as mangas graças à atitudes pioneiras, a exemplo da que foi adotada pelo presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade. Por conta disso, até o final do mês de junho, cerca de 2 milhões destinados ao combate ao coronavírus na Bahia, com recursos advindos de penas pecuniárias. Recursos que poderão ser utilizados para aquisição de aquisição de materiais e equipamentos, bem como alimentos, itens de higiene pessoal, em prol de famílias que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social.
DESTACÁVEL TRABALHO DE TODA EQUIPE CAPITANEADA PELO DESEMBARGADOR LOURIVAL TRINDADE
Se louros estão sendo colhidos pela equipe comandada pelo Desembargador Lourival Trindade é porque ele, logo após ter tomado posse junto à entidade, legou a todos a responsabilidade do desenvolvimento de uma trabalho coeso, harmônico e que tenha por escopo atender à sociedade em toda sua plenitude. Nesse contexto, tanto nas áreas administrativas como judiciantes, comportamentos que se coadunam com a filosofia de trabalho concebida pelo atual gestor.