sexta-feira, maio 3, 2024
InícioMUNICÍPIOSDOM MACEDO COSTAEclético, professor JORGE SOARES é detentor de um vasto currículo em prol...

Eclético, professor JORGE SOARES é detentor de um vasto currículo em prol da educação e radiofonia: DOM MACEDO COSTA

Por ANTONIO MASCARENHAS

A educação, na maioria dos rincões deste país, não vai bem quando se traz à baila uma análise acerca do IDEB. Infelizmente, a educação, que é a mola propulsora do desenvolvimento, no momento em que qualifica a mão de obra e dá asas a toda uma impetuosidade que brota do seio da população, não tem tido por parte de fatia substancial dos governantes, a atenção devida. 

Trata-se, evidentemente, de uma situação anacrônica, num país que tem tudo para galgar as primeiras posições nas estatísticas educacionais, em se comparando com países desenvolvidos. Mas, até quando, teremos que amargar essa situação que vai de encontro aos pressupostos estabelecidos? 

Diante da situação reinante, questionamos: por que surgiram tantas escolas particulares nas últimas décadas? Dentre as possíveis respostas, o sucateamento do ensino público para favorecimento de nichos da iniciativa privada. O porquê da necessidade da criação de cotas para o ingresso de negros nas universidades? Por certo não deixarão de faltar opiniões que versem sobre a disparidade entre o número de brancos e negros nos centros acadêmicos, ensejada pela formação diferenciada a essas etnias, materializando, por conseguinte, a desigualdade. 

PROFISSIONAIS QUE SE DIFERENCIAM

Em que pese essas discrepâncias na área educacional, seja no que concerne à logística disponível, seja no que tange a qualificação dos profissionais envolvidos,  a participação de profissionais qualificados e comprometidos com a nobre arte tem sido determinante para que paradigmas sejam quebrados, aqui e acolá. 

É o que acontece, por exemplo, em Dom Macedo Costa, município vizinho a Santo Antonio de Jesus, no recôncavo baiano, onde o professor Jorge Soares, na condição de Diretor da Escola Municipal Professora Maria Bernadete Borges Pinheiro, vem atuando com esmero, contribuindo, ao lado de outros profissionais, na rede municipal de ensino, para que o município, em que pese pequeno número de habitantes, mostre toda uma grandiosidade na área educacional para  a Bahia e, por extensão, todo o país. 

CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA

Robustecendo o vasto currículo, Jorge Soares, ao receber convite da PERFIL (empresa especializada em diversos cursos em S.A.Jesus e região), para organizar e, também, ministrar aulas no Curso de Rádio e TV (ora em andamento), não saiu pela tangente. Longe disso, vê nessa formação, a oportunidade para que novos profissionais possam, individual e coletivamente, contribuir para a erradicação paulatina dos tão recriminados “fake news”, mediante trabalhos sérios a frente dos veículos de comunicações que façam parte. 

VASTO CURRÍCULO

Jorge Soares Fernandes dos Santos, Doutor em Filosofia com ênfase em Psicologia Social, Psicanalista, Pedagogo, Filósofo, Pós Graduação em Psicanálise e Educação, Pós Graduação em Psicopedagogia, Pós em Hipnose e Terapia Regressiva
Pós Graduação em Rádio e TV, Ex professor da UNEB campus XIV  e Facemp. 

Atualmente exerce a função de Diretor da Escola Municipal Professora Maria Bernadete Borges Pinheiro em Dom Macedo Costa. Foi assessor Nacional da Pastoral da Criança de Radio e TV, Ex professor Sindicato de Radio TV de Feira de Santana, Professor da ICB na Bahia; Participação na Rádio Difusora de Itabuna 1998, Ex professor da Uneb de produção radiofônica, Locução. 

 

Matérias relacionadas