Por Henrique Brinco
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil) deve anunciar hoje a permanência na base aliada do candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). O ex-prefeito de Salvador, inclusive, convocou uma coletiva de imprensa em Feira de Santana para anunciar o acordo dias após um bate-boca entre os dois.
Zé Ronaldo não concordou em ser rifado da vice de Neto, que hoje é ocupada pela empresária Ana Coelho (Republicanos), CEO do Grupo Aratu. Um dia antes, o ex-gestor feirense tinha a certeza de que seria o escolhido. Irritado, inclusive, ele mandou cancelar a participação de uma caravana de 20 ônibus que participariam da convenção do União Brasil, na última sexta-feira.
Até o fechamento desta reportagem, circularam informações de que Ronaldo poderá ser candidato ao Parlamento e continuar na coordenação da campanha de Neto. Ontem, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou que a aliança entre os dois correligionários continua.
“Zé Ronaldo que iniciou a vida pública no PFL, depois Democratas e agora União Brasil. Sempre teve lado. Eu diria que ao longo dessa caminhada os únicos que estiveram sempre ao nosso lado foram Zé Ronaldo e Paulo Souto, mesmo nos momentos mais difíceis. Então amanhã, faremos um grande evento em Feira, onde ele reafirmará o compromisso com o que é melhor para a Bahia”, disse.
Vale lembrar que, nos últimos dias, Zé Ronaldo abriu conversas com as campanhas de João Roma (Republicanos) e Jerônimo Rodrigues (PT). O bolsonarista, inclusive, divulgou diversas notas em defesa do ex-prefeito da Princesa do Sertão. “Zé Ronaldo defendeu Bolsonaro na eleição de 2018. É um líder conectado com o povo, sendo uma voz de grande diferencial, que agrega muito ao nosso projeto de uma mudança de verdade para a Bahia”, disse.
O ex-ministro da Cidadania assinalou que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi “covarde” não só com a política ao descartar Zé Ronaldo como seu vice, mas com as pessoas. ”Não se pode tratar desse jeito um líder político. Isto não está certo. A população de Feira está enxergando. E todo o mundo está vendo a revolta causada com a forma desrespeitosa como ele (ACM Neto) tratou um grande líder da região”, declarou Roma.
Na sexta, um prefeito aliado em comum tentou construir uma ponte entre Ronaldo e o governador Rui Costa (PT). O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder de governo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também tentou fazer acenos ao ex-prefeito. As conversas, contudo, parece não terem avançado. Inserção de imagem da Tvsaj.com.br. Matéria, Metro 1.