Vereador paranaense ataca nordestinos: “não gostam de trabalhar”

Colegas da Câmara repudiaram a declaração do vereador

O vereador de Apucarana, no norte do Paraná, Antônio Garcia (União), afirmou que ‘nordestinos não gostam de trabalhar’. A declaração aconteceu durante sessão plenária da Câmara de Apucarana para votar um projeto de lei que declara utilidade a Amuvitur (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo).

“No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte, não todos, não vamos abranger todos”, declarou.

A declaração não pegou bem e Antônio Garcia foi rebatido pelos próprios colegas. O vereador Moisés Tavares (Cidadania), que disse ser filho de nordestino repudiou  “aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados”.

“Tantas famílias que vieram do Nordeste procurar uma vida melhor, qualidade de vida para a sua família. Tenho muitos amigos que vieram do Nortes e a eles tenho o maior respeito”, disparou o vereador Lucas Leugi (PP).

Até mesmo um colega de partido lamentou a fala de Antônio Garcia. “Ocupa uma cadeira aqui na Câmara um nordestino, que carrega no nome a cidade onde nasceu. O povo nordestino é muito trabalhar e muito competente”, falou Rodrigo Lievore (União).

Após a repercussão negativa, Antônio Garcia tentou justificar a fala, afirmando que “para quem sabe ler, um pingo é letra, eu não descrimino pessoas do Nordeste, eu só dei um exemplo que muitas pessoas saem daqui e vão fazer turismo lá”.

Advogado previdenciário, o vereador ocupou a cadeira no legislativo em 1993-1996; 1997-2000 e 2001-2004.-