

Ministrar aula a céu aberto e exibir filmes a partir de um
caminhão adaptado pertinentes às temáticas enfocadas diante de alunos e olhares da
população, nos diversos rincões da Bahia, principalmente, em cidades em que há multiplicidade cultural, sempre alimentou o consciente de Jorge Portugal, renomado professor e que, graças à sua maneira transmitir conhecimentos, sempre despojada e recheada de humor, galgou tanto sucesso a frente do programa “Aprovados” veiculado pela Rede Bahia de Televisão.

Imbuído em materializar esse

intento, ele, graças à credibilidade que ostenta em todas as esferas, conseguiu esse apoio da Petrobras. Formou sua equipe e colocou o “pé na estrada”. Para tanto formou um “time” qualificado, com profissionais competentes, a exemplo de professores como Popó (geografia) e Paulo Serrão (História), além do pessoal que cuida de filmagens, fotografias, edição e toda uma logística operacional necessária que inclui caminhão adaptado para projeção audiovisual.

E, nessa caminhada, inicialmente, já percorreu alguns municípios que já contam com ações diretas da Petrobras e que têm participação marcante há história da Bahia, a exemplo de Jaguaripe que, graças ao apoio da administração Heráclito Arandas/Hunaldo Costa, desenvolveu esforços através da Secretaria de Educação, capitaneada pela titular da pasta, Dionir Cardoso, ao lado da equipe. A participação maciça dos estudantes da rede pública municipal que deverão se submeter ao ENEM, foi marcante.
referência na área educacional, “passou a bola” para a irreverente dupla de professores Popó/Paulo Serrão” que, utilizando-se de jargões e metáforas, em alta dosagem de humor, conseguiu despertar e interagir com os alunos no tocante aos conceitos ministrados,
de forma audiovisual, tendo por temática a revolução industrial que, desencadeada no eixo Inglaterra- França-Bélgica, deu início ao desenvolvimento em todo o universo.


Nada mais oportuno do que, numa aula, fazer referência, em tom humorado, do “pau” do Brasil (além do ouro) para alimentar a “poupança” dos que pregavam o neo-liberalismo econômico. além de degustarem um saboroso “coffe-break”, os convidados presenciaram a entrega, a Jorge Portugal, de presentes oferecidos pela primeira dama Célia Cavalcanti e secretária Dionir Oliveira. Fotos Antonio Mascarenhas. Postagem Andressa Mascarenhas.
Matéria publicada em outubro de 2013. Nossa homenagem ao saudoso Jorge Portugal.