TERRA SECA: mais uma comunidade contemplada pela Secretaria de Agricultura Itinerante, em S.A.Jesus

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de Dra. Nil Correia, realizou, nessa terça-feira, 21, na comunidade rural da Terra Seca, mais uma edição da “Secretaria Itinerante”, projeto que tem por escopo promover o desenvolvimento da agricultura, significando, com tudo isso, além da diversificação nesse importante segmento produtivo, a geração de emprego e renda. 

Presentes na oportunidade, o prefeito Genival Deolino, ao lado da vereadora Dalva Mercês, ouvidor geral Alberto Sacramento, presidente da Associação de Moradores e produtores da comunidade. Em sua fala, o chefe do executivo municipal destacou compromisso de seu governo em atender, naquilo que for possível, às reivindicações formuladas. 

Genival, após seu pronunciamento, foi convidado a participar de um coffee brake e teve oportunidade de interagir com produtores locais. Ele que, aproveitando o ensejo, no seu trajeto, verificou, de perto, a pavimentação das estradas vicinais que dão acesso à comunidade. 

A titular da pasta, Dra. Nil Correia, em razão de afazeres à frente da pasta, na sede do município, chegou logo em seguida, oportunidade em que discorreu para os presentes as ações que estão sendo realizadas no município  como todo, incluindo a feira livre e  acerca dos benefícios que, paulatinamente, a administração poderá canalizar à comunidade. 

PALESTRAS

Coube ao zootecnista Igor Nery proferir a palestra sobre “Criação de Aves Caipira de Postura”, de relevante importância para o aumento da renda familiar dos produtores que, de forma organizada, poderão evitar dispêndios mais volumosos e, em contrapartida, aumentar os lucros. 

 

A segunda palestra foi ministrada pelo agrônomo Edson Carvalho, discorrendo sobre “Utilização da manipueira no combate à Mosca Negra”.  Pra que, infelizemnte, tem sido grande preocupação por parte de produtores rurais que, em suas propriedades cultivam citros.


Além da parte teórica, demonstração, na prática, acerca dos procedimentos a serem desencadeados pelos produtores, de maneira que possam evitar prejuízos maiores na cultura cítrica.  Também presente, dando importante suporte a agrônoma Kely de Souza. 

Produtores  que veem, nessa iniciativa da gestão municipal a oportunidade de não apenas adquirem novos conhecimentos mas, acima de tudo, a certeza de que, esforços estão sendo desenvolvidos para que não fiquem desassistidos nessa luta contra praga que infestam culturas que constituem fontes de renda. 

Coube aos prepostos da SAAB, o apoio necessário nos demais serviços oferecidos aos produtores rurais que comparecerem ao evento. Publicaremos vídeo com entrevistas.