Já pensou no uso de algas para ajudar a melhorar a qualidade do solo e, por consequência, todo o plantio presente na área? Essa é uma das novas tecnologias que serão apresentadas no Simpósio Inovações Verdes: Tecnologias para Cultivo Sustentável e Conservação do Solo que acontecerá dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), localizado no Parque de Pituaçu, reunindo estudiosos do assunto do Brasil e do exterior.
O uso desse nutriente – que é um biofertilizante – para que a grama fique mais verdinha será mostrado por estadunidenses durante o encontro promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Na quinta-feira (5), logo após a abertura do simpósio, marcada para as 9h no auditório do Bepe, os técnicos dirigem-se ao Estádio de Pituaçu para uma demonstração prática em uma área do gramado do equipamento esportivo, que servirá de laboratório para a aplicação da tecnologia.
A caravana dos pesquisadores norte-americanos segue ainda por outras regiões do estado para o intercâmbio de informações e a apresentação da nova tecnologia. Ainda pela manhã, os técnicos americanos farão para uma visita à Arena Fonte Nova. À tarde, irão até o município de Catu para levar as algas para dois produtores locais.
Simpósio – A ideia de realizar o simpósio tem a perspectiva de qualificar gestores e líderes do setor primário; autoridades municipais, estaduais e federais; produtores; técnicos de campos esportivos; e todos que buscam aprimorar seus conhecimentos em tecnologias de manejo sustentável e responsabilidade ambiental. As novidades são comemoradas pelo diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
“Nosso objetivo é compartilhar biotecnologias de ponta que promovem a sustentabilidade e contribuem de maneira significativa para a preservação ambiental, beneficiando tanto o setor primário (cultivo) quanto áreas específicas, como campos esportivos”, explica o diretor-geral, que segue animado pelos resultados que poderão gerar na realidade dos gramados da Bahia, no tocante ao esporte, mas também no dia a dia dos agricultores em geral.
Com vagas presenciais limitadas, o simpósio irá contar com a participação de 20 palestrantes. Haverá, ainda, transmissão ao vivo de todo o evento pelo canal do Youtube da Sudesb – Sudesb Esporte.
Para os dois dias de simpósio, além dos americanos Stuart M. Williams (Ceo Enlightened Soil Corp) e Tucker Garrigan, da Company Managerempresa/EUA, já estão também confirmados especialistas no tema como Estácio Ferreira Ramos (médico cientista premiado com o Green Apple Award/2024); Alessandro Zabotto (ceo Zabotto Ambiental); a geóloga baiana Viviane Souza de Oliveira, dentre outros.
Fonte: Ascom/Sudesb