A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promoverá, nesta terça-feira (30), das 8h às 12h, uma mobilização alusiva à campanha ‘Coração Azul’ na Estação Rodoviária de Metrô, em Salvador, marcando o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado anualmente em 30 de julho. A campanha, que tem como tema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”, é uma iniciativa global liderada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).
A iniciativa visa conscientizar e encorajar a população a combater o tráfico de pessoas, destacando os malefícios dessa prática ilícita que resulta em graves violações de direitos humanos. As equipes da SJDH irão distribuir material informativo sobre a campanha; além de realizar abordagens sociais com os transeuntes para que saibam como identificar possíveis casos e quais os canais de denúncia.
Sobre a campanha
Na Bahia, a campanha ‘Coração Azul’ é coordenada pela SJDH, que promoveu diversas ações ao longo do mês de julho, tanto na capital, quanto no interior do estado. Entre as atividades realizadas, destacam-se capacitação de profissionais da rede de atendimento, debates, mobilizações em locais como aeroporto, terminal marítimo, Feira de São Joaquim e estádios de futebol, além de inserir o tema em importantes ações de rua, a exemplo da “Marcha Julho das Pretas”.
Considerado uma das formas mais graves de violação de direitos, o tráfico humano afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa atividade movimenta anualmente 32 bilhões de dólares, dos quais 85% provêm da exploração sexual. A iniciativa busca não só conscientizar a população, mas também inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover mudanças necessárias para combater o tráfico de pessoas.
SERVIÇO:
O quê: Mobilização da Campanha ‘Coração Azul’ – Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Quando: 30 de julho (terça-feira), das 8h às 12h
Onde: Estação Rodoviária de Metrô Salvador
Fonte: Ascom/ SJDHDS