Setur realiza visitas técnicas para qualificar turismo em Valença e Candeias

Atualmente, o estado conta com mais de 5,2 mil empresas cadastradas

Durante visita técnica ao município de Valença, na Costa do Dendê, equipe da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) promoveu seminário, na noite da última 18quinta-feira (15), com a presença de empresários para reforçar a importância de integrar o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Atualmente, o estado conta com mais de 5,2 mil empresas cadastradas. 

Mantido na Bahia pela parceria da Setur com o Ministério do Turismo, o Cadastur é um mecanismo importante para dar segurança ao visitante que contrata serviços turísticos em todo o Brasil. O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas. 

Entre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas. 

“O visitante que contrata empresas em situação regular no Cadastur tem a segurança de que contará com serviços seguros, que seguem os princípios de qualidade. Isso contribui para o objetivo da Setur de incentivar a melhoria contínua dos serviços turísticos na Bahia”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo. 

Também participaram do seminário o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges, e as coordenadoras do Cadastur na Bahia e de Regionalização, Jessyana Cintra e Maria Isabel Bulcão. Durante o dia, a equipe visitou pontos turísticos da cidade, além do aeroporto, na companhia do secretário municipal de Turismo, Fred Rehem. 

A Setur conclui a atualização do levantamento da oferta turística em Valença. Na próxima semana, de segunda a quarta-feira (19 a 21), serão oferecidos cursos de quatro temáticas, voltados para trabalhadores do segmento: “Qualidade no atendimento”, “Conceitos básicos do turismo”, “Produção associada ao turismo” e “Turismo e Cidadania”. 

Candeias – Já na quarta-feira (14), visitas foram realizadas em pontos turísticos de Candeias, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. O roteiro incluiu o Santuário Nossa Senhora das Candeias, Fonte dos Milagres, cine-teatro Vanda Cruz, biblioteca pública Dalila Baptista, localidade de Caboto e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, que está sendo requalificado por meio do Prodetur Nacional Bahia, com gestão da Setur e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Os técnicos da Setur também participaram da apresentação do Plano Diretor Municipal de Turismo pelo secretário Joseval da Silva e darão apoio institucional à execução das diretrizes contidas no planejamento.  Foto: Tatiana Azeviche. Tribuna da Bahia.