Por ANTONIO MASCARENHAS
Numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sob a égide de Mara Borges e apoio de demais pastas da gestão municipal Guito/Sinhorzinho,foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 30, na Escola Municipal Marai Bernadete Borges Pinheiro (centro), em Dom Macedo Costa, recôncavo baiano, seminário “MULHER E PODER: Práticas e diárias para o empoderamento da mulher“, num evento que teve por escopo não apenas sensibilizar as participantes mas, acima de tudo, despertar acerca da necessidade da constante luta em prol da materialização desse importante intento.
PERSONALIDADES PRESENTES
Além dos anfitriões Egnaldo Piton (prefeito), Sinhorzinho (vice), Mara Borges (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente), as participações de Dra. Patrícia Aires Neves (Delegada de Polícia Civil e Coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher), Bahia (presidente da Câmara), Irene Piton (vereadora), Glória (Coordenadora da Câmara Técnica do Mulher), Dinorah (Coordenadora do CESOL), Amanda (Técnica do SETAF), José Dias de Macedo (Coordenador do SETAF Recôncavo), Natanael Cerqueira (Investigador de Polícia Civil), Rita de Cássia (Escrivã de Polícia), Rosana (integrante do EDUCON e Câmara Técnica da Mulher), Miriam (Prefeitura de Cruz das Almas e Câmara Técnica das Mulheres), Ediane (Agente comunitária), Ana Paula Inácia (professora da UFRB) e representantes de diversos segmentos da sociedade local.
ENFOQUE
Logo após a recepção aos presentes, composição de mesa institucional, momento cultural, diálogo sobre o “After Mulheres” e debate. Logo após o almoço, peça teatral, indicação de coordenadora para a integração na Câmara Técnica das Mulheres nesse evento que teve por escopo acesso às políticas públicas, visando o fortalecimento e empoderamento das mulheres do município e recôncavo como um todo.
MEDIDAS PROTETIVAS
Dentre os assuntos explanados por parte de Dra. Patrícia Neves (delegada de polícia civil e coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher), a importância da utilização do expediente de “medidas protetivas”, de iniciativa do referido núcleo e que encontra guarida por parte do judiciário, buscando, assim, salvaguardar mulheres que estejam diante de ameaças.
APOIO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
O prefeito Egnaldo Piton (Guito), em seu pronunciamento, discorreu sobre a importância da constituição do Conselho da Mulher e consequente participação no seio da Câmara Técnica pertinente, de maneira que direitos sejam salvaguardados. Ele que, paralelamente a isso, vem contribuindo bastante para o fortalecimento da mulher, através da geração de renda, ensejada com a realização da Feira de Agricultura Familiar, todos os domingos, na praça principal da cidade. Fotos e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site.