A Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início nesta quarta-feira (23) à Semana Nacional de Redução de Desastres 2024, evento que prossegue até sexta-feira (25) e que tem como tema “O Papel da Defesa Civil na Educação, Proteção e Capacitação da População para um Futuro Resiliente”. A programação ocorre na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
A edição deste ano tem como tema a meta 4 – Educação de Qualidade -, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando ampliar a percepção de risco da população e despertar para a importância de condutas voltadas à autoproteção, principalmente nas comunidades localizadas em áreas de risco.
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, abriu o evento falando sobre o tema “Defesa Civil Somos Todos Nós”. Ele destacou os avanços alcançados pela Defesa Civil de Salvador desde 2013. “Os novos paradigmas da Defesa Civil sustentam-se na prevenção resiliência e sustentabilidade no contexto dos ODS”.
Ele citou ainda que, contribuindo para este esforço, foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec) cuja missão é promover estudos colaborativos e pesquisas que contribuam para a formulação de políticas públicas, especialmente para a promoção da segurança da população de Salvador. “Enquanto sistema, tudo na Defesa Civil se interliga, razão pela qual agradecemos a colaboração permanente dos Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”.
Após a fala do diretor, alunos da Escola Municipal Maria Amélia Paiva, do Nordeste de Amaralina, apresentaram a criação coletiva “Proteger e Cuidar”, síntese do que aprenderam em sala de aula com as atividades do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE), atividade educativa da Codesal voltada aos alunos da rede municipal de ensino.
A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, ressaltou a importância da educação como elemento transformador na vida das pessoas. Dirigindo-se aos estudantes presentes, ela afirmou: “vocês são o presente que irá transformar o futuro; arrumar a casa para salvar o planeta da atual crise climática”.
Cepedec – A coordenadora da Semana Nacional de Desastres, Denise Fraga, abordou o tema “O Cepedec na Defesa Civil – Pesquisa, Inovação e Novos Paradigmas: Prevenção, Resiliência e Sustentabilidade”. Segundo ela, no âmbito das ODS, o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil de Salvador (Cepedec) é formado por equipe qualificada, integrantes dos nossos quadros, voltado a agregar conhecimentos, por meio de estudos colaborativos e pesquisa, experimentação e inovação na resolução de problemas urbanos”. Ela citou que o primeiro produto da equipe é o caderno técnico “Defesa Civil e os Novos Paradigmas – Prevenção, Resiliência e Sustentabilidade” em fase de conclusão.
Dando sequência à programação, a engenheira Rita Jane Moraes, subcoordenadora de Áreas de Risco, falou sobre o “Histórico da Defesa Civil de Salvador”. Segundo ela, “a trajetória da Defesa Civil de Salvador, desde sua fundação, em 1978, o órgão passou por vários processos evolutivos, deixando de ser uma coordenação de resposta à desastres, tornando-se um sistema protetivo voltado a gerar dados com base em ciência e tecnologia que, agora, nos permitem uma ampla visão climatológica de Salvador capaz de antecipar riscos e evitar perdas de vida”.
Estiveram presentes à abertura do evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude Fernanda Lordêlo, a coordenadora da Semana Nacional de Desastres para a Codesal, Denise Fraga, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, técnicos da Codesal e representantes da Defesa Civil de Madre de Deus.
No período da tarde, o assessor chefe Carlos Eduardo Nunes Costa apresentou a mensagem de abertura, seguido da palestra “O Sítio e os condicionantes naturais: uma análise histórica e geológica do processo de ocupação da cidade”, apresentada pela engenheira agrônoma Lucineide Teixeira, pelo engenheiro ambiental Cássio Castro e pelo geólogo Adenilson Peixoto Júnior, seguido da palestra “Quantificação de Domicílios nas Poligonais de Áreas de Risco da Codesal”.
A programação da Semana Nacional de Redução de Desastres prossegue nesta quinta-feira (24) com palestras sobre o Mobiliza Defesa Civil, Mudanças Climáticas, Percepção de Risco, A Importância da Educação para Ações de Prevenção sendo encerrada com o Prêmio Destaque da Operação Chuva 2024.