Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) iniciaram, nesta terça-feira (29), uma intensa agenda internacional na França, com o objetivo de fortalecer parcerias e compartilhar conhecimentos sobre práticas de sustentabilidade e conservação ambiental. Liderada pelo secretário Eduardo Sodré, a comitiva participou de uma reunião de negócios, organizada por Etienne Dausse, responsável pelo Movimento das Empresas da França, o Mouvement des entreprises de France (Medef) para a América Latina.
Durante o encontro, Sodré apresentou o Programa Bahia Mais Verde, destacando a gestão ambiental participativa e o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O objetivo do encontro foi discutir práticas inovadoras e sustentáveis aplicadas pelas empresas francesas. Apresentei nosso modelo de governança participativa que posiciona a Bahia como um grande player na atração de investimentos verdes, fortalecendo a economia sustentável,” afirmou o gestor.
Além do secretário Eduardo Sodré, integram ainda a comitiva da Sema o coordenador de Gestão de Fundos, Pedro Tojo, e a assessora técnica, Maiana Pitombo. Ainda nesta terça-feira à noite, os representantes baianos participarão da cerimônia de abertura do Workshop de Turismo em Paris, onde serão apresentados projetos de turismo sustentável e resiliente, ressaltando a importância dos investimentos em infraestruturas verdes.
Projetos para financiamento e visitas técnicas
Nesta quarta-feira (30), a Sema participará de uma reunião focada em novos projetos de reflorestamento, restauração de áreas protegidas e gestão de recursos hídricos. Estes projetos buscam apoio para financiamento externo nas próximas comissões Cofiex previstas para 2025.
Também está programada uma visita ao Salon du Chocolat, evento que reúne produtores, fornecedores e especialistas em cacau e chocolate, onde a Bahia se destaca como um dos principais produtores globais. A presença no evento fortalece as práticas agroecológicas do estado e seu compromisso com a produção sustentável.
Outro destaque do dia será o lançamento do Prot’air na Embaixada do Brasil em Paris. O projeto, com investimento de 1,6 milhões, visa fortalecer as Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Bahia, incentivando a troca de experiências em turismo sustentável e agricultura familiar em áreas protegidas.
Ainda durante a visita a França, os representantes da Sema realizarão visitas a áreas de preservação como o Parque Natural Regional Haute Vallée de Chevreuse e o Espaço Rambouillet, onde discutirão cooperação em biodiversidade e preservação ambiental, incluindo a adaptação de práticas para o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador. Também estão agendadas visitas no ZooParc de Beauval e no Aquarium de Paris, explorando práticas avançadas de conservação e manejo animal.
“As visitas técnicas e trocas de experiências são passos importantes para consolidar a Bahia como referência em práticas de sustentabilidade e turismo ecológico, fomentando a economia verde e promovendo o engajamento social e ambiental no estado”, salienta o secretário Eduardo Sodré. A visita ao Aquarium Tropical e ao Zoológico de Paris permitirá que a Sema aprofunde conhecimentos para atrair financiamento internacional para projetos ambientais na Bahia.
Fonte: Ascom/Sema