A Secretaria de Saúde, realiza nesse sábado, 03 de dezembro, um mutirão de exames de preventivo de colo do útero, beneficiando cerca de 60 usuárias, com idade entre 25 e 64 anos. “O objetivo do evento é favorecer o acesso das mulheres que moram em áreas descobertas pelas unidades de Atenção Primária à Saúde (PSFConceiçao), com o intuito de prevenir precocemente o câncer de colo uterino ”, explicou a a Secretaria de Saude Graziela Caetano. Para participar, é necessário a apresentação do cartão SUS, carteira de identidade e o comprovante de residência. Não é preciso agendar com antecedência o exame. Todos serão feitos no mesmo dia. Acrescentou, ainda, que o exame preventivo é um dos principais e mais importantes passos para detecção precoce do câncer de útero e demais alterações ginecológicas. “Pacientes que há mais de três anos não fazem preventivo, ou nunca fizeram, também serão priorizadas neste mutirao ”, finalizou.
Progresso realiza atividades de conscientização
No PSFConceiçao Progresso, posto de saude também realiza um conjunto de atividades de conscientização e discussão de problemas voltados para o público feminino residente na área de abrangência da unidade.
De acordo com a secretaria Graziela Caetano, serão apresentados e discutidos temas de interesse do universo feminino, as várias formas de promoção à saúde e de prevenção contra as principais doenças que acometem este público. Ao longo da semana serão tratadas situações relativas ao cotidiano destas mulheres, como a necessidade de realização de exames preventivos, o cuidado materno com os recém-nascidos e as crianças; sintomas e formas de precaução contra cânceres de colo de útero e de mama; direitos reprodutivos e saúde do homem, uma vez que as mulheres podem atuar como multiplicadoras de informações junto aos demais membros das famílias assistidas.
lembrou que não é a primeira vez que a unidade realiza programação específica durante a semana que antecede o evento de comemoração pelo Dia da Mulher. “Atendemos uma população referenciada de aproximadamente mil pessoas. Pretendemos estabelecer um marco anual nesta ocasião e, desta forma, estreitar laços com a população feminina destas comunidades atendidas, que incluem os bairros , além do Progresso, local em que está localizada a PSFConceiçao de saude . Nossa expectativa é de atender, pelo menos, cem usuárias a cada dia”, “Queremos proporcionar a todas as mulheres de Salina da Margarida a oportunidade de ser atendida perto de suas casas, com toda tranquilidade por uma equipe muito qualificada., foram milhares de exames realizados gratuitamente em um único mês. Esperamos alcançar o mesmo número, que seria um fato inédito no município”, ressaltou o secretário de Saúde. Gazzeta