quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioBAHIASEC realiza formação para professores que atuam em unidades prisionais

SEC realiza formação para professores que atuam em unidades prisionais

Professores que irão atuar na escola que funciona no Conjunto Penal de Brumado concluíram, nesta sexta-feira (16), o I Curso de Formação de Educadores em Ambientes de Privação de Liberdade – Educar para Libertar. Esta foi a primeira ação de qualificação da rede estadual de ensino em prisões da Bahia, realizada em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). A iniciativa deverá percorrer todos os presídios baianos.

O curso foi finalizado com uma aula para os 228 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ligados ao Conjunto Penal de Brumado. E. L. G., 33 anos, falou sobre a importância da formação. “Acredito que a educação vai criar possibilidades para construir novos caminhos para todos nós”.

Foto: Divulgação-Ascom/SEC

Foram cinco dias de encontro, envolvendo policiais penais, agentes de segurança, coordenadores pedagógicos, coordenadores laborais, professores e gestores escolares que já atuam em unidades prisionais. A formação, ministrada pela professora Isa Castro, da SEC, deverá percorrer outras unidades prisionais com o objetivo de discutir as práticas pedagógicas; oportunizar a troca de experiência entre a rede de educação em prisões; e qualificar ainda mais os professores que atuam no Sistema Prisional.

“O curso, além de trabalhar normas e condutas de segurança, trata as metodologia e os conhecimentos pedagógicos, indispensáveis para o trabalho com a modalidade da EJA”, enfatizou o professor José Antônio Matos, do Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto, no bairro da Mata Escura, em Salvador. O docente Remi Bomfim, da mesma unidade escolar, destacou a importância da ação. “A educação em prisões passa a ter uma nova dinâmica na Bahia e vai contribuir em resultados educacionais mais significativos para os nossos estudantes do sistema prisional”.

Fonte: Ascom/SEC

Matérias relacionadas