quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioBAHIASEC publica resultado do sorteio eletrônico de vagas para cursos técnicos gratuitos

SEC publica resultado do sorteio eletrônico de vagas para cursos técnicos gratuitos

O resultado do sorteio eletrônico de vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio da Educação Profissional e Tecnológica (Prosub), ofertados pela rede pública estadual de Educação na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, já está disponível no Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br). A ação foi realizada nesta sexta-feira (28), no auditório da Secretaria da Educação, com a presença de autoridades de órgãos do Estado.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou sobre a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC). “Esta oferta dos cursos subsequentes é muito importante, porque oportuniza os cidadãos e cidadãs do nosso Estado a fazerem uma formação técnica profissional, no caso para aqueles que já concluíram o Ensino Médio. Nessa primeira etapa, tivemos uma oferta exclusivamente para estudantes egressos que concluíram o Ensino Médio na rede pública, seja municipal, estadual ou federal, e não preenchendo as vagas teremos um segundo sorteio quando serão contemplados os que já têm uma formação técnica e, portanto, será aberto para a comunidade em geral”, explicou.

Para o período letivo de 2024.2 foram inscritas 45.246 pessoas. Os cursos mais concorridos foram os técnicos em Administração, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Os contemplados deverão efetuar a matrícula no período de 17 a 19 de julho, presencialmente, nas unidades escolares para as quais foram selecionados. O processo seletivo para as vagas dos cursos técnicos é composto de duas etapas, sendo que a primeira (de 18 a 28/6) se referiu às inscrições e ao sorteio propriamente dito, no caso para as turmas em que o número de inscritos fosse igual ou superior a 35 candidatos. A segunda etapa ocorrerá de 3 a 14 de julho para um novo período de inscrição, visando o preenchimento de vagas residuais não ocupadas ou no caso de turmas não terem sido sorteadas por insuficiência de inscritos.

Para efetuar a matrícula, o candidato contemplado deverá comparecer, no período indicado, na unidade escolar para o qual foi selecionado e entregar a documentação: original do Histórico Escolar; original e cópia legível do Registro Geral (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone assinatura), o qual deve constar data recente de emissão; original e cópia da respectiva Carteira de Vacinação devidamente atualizada; e a cópia legível do Registro Geral (RG) da mãe do estudante e/ou do responsável legal.

Fonte: Ascom/SEC

Matérias relacionadas