O projeto SEC Itinerante, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, através da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais (Conte), está visitando, ao longo da semana, mais sete municípios baianos. O roteiro, que começou na segunda-feira (9) com os atendimentos em Macaúbas, município do Território de Identidade da Bacia do Paramirim (NTE 12), e Amargosa, no Território de Identidade do Vale do Jiquiriça (NTE 9), prossegue para Irecê, Seabra, Caetité, Santo Antônio de Jesus e Valença até esta sexta-feira (13).
Durante as visitas, os técnicos da SEC avaliam as políticas educacionais e identificam os desafios específicos do Núcleo Territorial, propondo soluções adequadas para cada realidade. O projeto também oferece oportunidades de capacitação e formação continuada para os profissionais das áreas educacionais e administrativas, além de estimular a troca de experiências e boas práticas entre os núcleos. O objetivo é garantir que as políticas públicas educacionais sejam implementadas de maneira eficaz em toda a rede estadual de ensino.
Esdras Souza, articulador dos Jogos Escolares da Bahia do NTE 9, destaca a importância da iniciativa. “O SEC Itinerante é um passo fundamental para a consolidação de uma política educacional de qualidade, que está cada vez mais alinhada com as necessidades de toda a rede. Essa proximidade e supervisão direta garantem que as diretrizes do Governo do Estado cheguem a cada canto da Bahia de forma eficaz”.
Através do projeto, a Secretaria da Educação fortalece a transparência; promove a inovação nas ações educacionais; e replica modelos de sucesso em diferentes regiões. Essa troca contribui para a melhoria contínua da educação em todo o Estado da Bahia.
Fonte: Ascom/SEC