Na última segunda-feira (29), o Sebrae em Santo Antônio de Jesus deu início ao Seminário Empretec com 25 participantes em Valença, no Baixo Sul da Bahia. A iniciativa é uma imersão empreendedora que dura uma semana em que os presentes trabalham habilidades e potencialidades para o empreendedorismo.
De acordo com a gestora da agência de atendimento do Sebrae em Valença, Laís Marques, a turma da cidade polo do Baixo Sul é referência em quantidade de participantes na Bahia. “Nossa expectativa com a aplicação do Empretec são sempre as melhores sempre pois a entrega do seminário aos participantes é uma verdadeira transformação na vida, nos negócios e na comunidade onde vivem. Há uma construção de habilidades e comportamentos que geram uma nova mentalidade que melhora muito o ambiente de negócio local”, ressalta.
Fátima Oliveira fabrica azeite de dendê na microempresa Azeite Dendê Graciosa. Para ela, o Empretec está sendo uma forma de olhar para dentro e entender os pensamentos por trás das decisões enquanto empresária. “Pude perceber dos facilitadores bastante eloquência e dinâmica fazendo com que nós, participantes, estejamos dispostos a nos envolver de formar a esquecer do mundo lá fora por uma semana e nos entregar totalmente ao mundo do empreendedorismo”, aposta.
O Empretec
O Empretec é um seminário comportamental desenvolvido pela ONU e presente em mais de 30 países, sendo que no Brasil é realizado exclusivamente pelo Sebrae. A iniciativa busca desenvolver as chamadas Características do Comportamento Empreendedor (CCEs), que são 10 características identificadas nos empreendedores de sucesso e consideradas essenciais para um melhor desempenho nos negócios.
Ao todo, são 60 horas de capacitação numa metodologia imersiva, vivencial e interativa por meio de jogos, exercícios e debates, num caminho de autoconhecimento do perfil empreendedor dos participantes. São desenvolvidas competências para a vida profissional e, consequentemente, para o aumento das chances de sucesso nos negócios.