sexta-feira, junho 28, 2024
InícioBAHIASão João de Paripe garante segurança e bem-estar aos foliões do Subúrbio...

São João de Paripe garante segurança e bem-estar aos foliões do Subúrbio de Salvador

Foto: Aguere/GOVBA

Segundo o comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paripe, Major Vinicius Bastos, o São João de Paripe é o segundo maior evento, depois do São João do Parque de Exposições: “o público de Paripe foi agraciado com atrações nacionais e, pensando nisso, a PM deslocou tropas especiais para apoiar o evento no bairro, como o Bpatamo, Batalhão Especial em Patrulhamento Tático, que atuou no entorno do bairro, cuidando de quem sai e de quem entra nas áreas próximas do Subúrbio”.  

O comandante destacou, também, que diversas outras unidades pertencentes ao Comando de Policiamento Baía de Todos-os-Santos enviaram patrulhas para reforçar o evento desde o primeiro dia. “Neste sentido, as patrulhas trabalharam escalonadas, atendendo, sobretudo, com efetivo máximo das 22h às 2h da manhã, período em que há maior concentração de pessoas. No sábado, em Paripe, tivemos cerca de 8 mil pessoas. A Polícia Civil também está atuando com uma Delegacia Especializada para receber ocorrências”, destacou.

Foto: Aguere/GOVBA

A delegada Isabela Chamadoiro informou que a Polícia Civil está com a equipe velada de policiais civis atendendo o circuito, com sete investigadores e a delegacia especializada. “Estamos transitando na festa, verificando a segurança, patrulhando, realizando o trabalho preventivo”.  

O escrivão da Polícia Civil Fábio João Silva, da 5ª Delegacia de Periperi, disse que, até o segundo dia, só havia sido registrado um furto e uma briga de casal na festa: “até o momento, as ocorrências foram essas e seguimos aqui, atendendo qualquer demanda que surja, realizando o trabalho em toda área”.

Foto: Aguere/GOVBA

Já o bombeiro Felipe Paraíso, 24, informou que esta é a primeira vez que atua na festa em Paripe e que avalia ser um evento bem organizado: “não tivemos ocorrências, mas estamos atentos para atender demandas relacionadas à saúde, como maus súbitos, desmaios, embriaguez”.

A  designer de interiores, Natalie Soares, 30, que nasceu no bairro, fez questão de levar a filha Ana Melissa, 5, para se divertir: “é bastante tranquilo o São João aqui e é perto de casa. A segurança é boa, com atrações gratuitas, e quem quiser conhecer pode se divertir com uma programação bem organizada”.

Foto: Aguere/GOVBA

Ubiraci Oliveira, 62, que que possui um ponto fixo para comercialização de bebidas na Ilha de Maré, está acostumado a participar de todas as festas de largo de Salvador e é enfático em dizer: “esse São João de Paripe é o melhor porque é perto de casa e não tem violência. Todo mundo se distrai e brinca numa boa. Está lindo de se ver, com o evento organizado, bombeiros, policiais trabalhando, e o povo aproveitando, sem confusão”.

O casal Hiroshi Takara, 36, e Ketelly Oliveira, 26, comerciantes e moradores de Tubarão, passeavam com os filhos Kenzo Levi, 6, e Jasmin, de 1 ano e 2 meses: “a segurança aqui está ótima e traz todo aparato necessário. As atrações são boas. Por isso, fizemos questão de trazer as crianças”.

Foto: Aguere/GOVBA

Quem não perde as vendas nem a festa é dona Side Azevêdo, 43, moradora de Paripe e proprietária do Point da Side, que comercializa, junto com duas amigas, bebidas diversas. “Aqui, não tem briga e, no primeiro dia de festa, ficamos até às 5 da manhã. É um espaço bem seguro. São João aqui, no bairro, é uma oportunidade de ganhar um extra para pagar dívida ou reforçar o bolso. Esse São João é esperado todo ano. Além de vender, estou aqui, ansiosa, esperando, na segunda-feira, o show de Thiago Aquino”, confessou a alegria e expectativa em ouvir, de perto, o ídolo.

A tecnologia esteve presente através de câmeras empregadas na operação, incluindo aquelas com capacidade para reconhecimento facial, além de 112 rádios TE. No total, em todos os palcos do São João em Salvador (Parque de Exposições, Pelourinho, Paripe e Periperi), foi empregado um efetivo de 7.552 servidores, sendo 5.932 policiais militares (PMs), 1.150 bombeiros militares, 291 policiais civis, 95 da Polícia Técnica e 84 da Secretaria de Segurança Pública. 

Foto: Aguere/GOVBA

Também foram empregadas 495 viaturas, 429 da PM, 39 da Polícia Civil, 16 do Corpo de Bombeiros e 11 da Polícia Técnica. A PM realizou o policiamento ostensivo através de patrulhas a pé, viaturas de duas e quatro rodas, policiamento montado e aéreo.

Matérias relacionadas