Começa nesta quarta-feira (23) a edição 2024 da Semana Nacional de Redução de Desastres, evento que reunirá representantes das defesas civis de cidades da Bahia e do Brasil e tem como proposta ampliar a percepção do risco por parte das comunidades mais vulneráveis, principalmente em desastres naturais, capacitando a sociedade para a ação e prevenção. O encontro ocorrerá a partir das 9h, no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira.
O evento terá como tema “O Papel da Defesa Civil na Educação, Proteção e Capacitação da População para um Futuro Resiliente”, e a programação vai até sexta-feira (25). Titular da Codesal, Sósthenes Macedo explica que a Semana Nacional ocorre historicamente no mês de outubro, justamente com o objetivo de alertar a população e as estruturas vinculadas ao sistema de Defesa Civil para prevenção e mitigação de desastres.
“De nossa parte, vamos capacitar os nossos parceiros, tanto da Codesal como aqueles que vivem em áreas de risco, para lidar com esses problemas. Nos últimos anos, Salvador vem se preparando com contenção de encostas, implantação de geomantas, mais equipamentos de monitoramento e alerta, além de se notabilizar por essa união com a sociedade no âmbito da formação de pares, capacitando jovens mas escolas, moradores das áreas de risco, moradores de outras cidades, engenheiros, geólogos, bombeiros civis e demais pessoas que tenham a intenção de se tornarem voluntários, tornando a nossa cidade cada vez mais resiliente, construindo um panorama de maior segurança para os soteropolitanos”, afirmou.
Dentre as ações preparadas para o evento, destaque para apresentação ao grande público das diversas atividades educativas da Defesa Civil visando a promoção da percepção e prevenção de riscos nas comunidades, como a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), Mobiliza Defesa Civil e Simulados de Evacuação de Área.
Como ação solidária, a Codesal solicita aos participantes a contribuição de 1kg de alimentos não perecíveis, que serão doados às Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid).
Programação:
Quarta-feira (23)
9h – Abertura
9h20 – Exposição “A Defesa Civil somos nós”, com o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo
9h40 – Histórico da Defesa Cívil de Salvador, com os engenheiros Rita Jane Brito de Moraes e Cézar Augusto Caldas Bello
12h – Encerramento das atividades da manhã, com a chefe do Setor de Vistorias de Situações de Riscos da Codesal, Hilda Rocha
14h15 – Abertura das atividades da tarde, com Carlos Eduardo Nunes Costa, assessor chefe da Codesal
14h30 – O sítio e os condicionantes naturais: Uma análise histórica e geológica do processo de ocupação da cidade, com Lucineide de Jesus Teixeira, Cássio Marcelo Silva Castro e Adenilson da Silva Peixoto Júnior
15h30 – Quantificação de domicílios nas poligonais das áreas de risco da Codesal, com Cássio Marcelo Silva Castro
16h – Climatologia da cidade, com Diego Filipe Barbosa Ribas, João Paulo Hora Carneiro e Eli Moisés dos Santos Silva
17h Encerramento do primeiro dia, com Cristiana Marback Rego
Quinta-feira (24)
8h – Abertura com a vice-prefeita Ana Paula Matos
8h15 – Defesa Civil Institucional, com Fabiana Santana
Primeiros Socorros, com Ian Breno Campos
Percepção de risco, com Cézar Augusto Caldas Bello
Mudanças climáticas e visita ao Cemadec, com Alana Matos
12h30 – Certificação e encerramento das atividades da manhã, com Lívia da Silva Melo
14h15 – Abertura das atividades da tarde, com Rafaela Nascimento Oliveira
14h30 – Educar para incluir, com Ivete Sacramento, titular da Secretaria Municipal da Reparação (Semur)
15h30 – A importância da educação para as ações de prevenção, com Gabriela Morais
16h – Prêmio Destaque Operação Chuva, com a primeira-dama, Rebeca Cardoso Reis e o engenheiro Francisco Costa Jr.
17h – Encerramento
Sexta-feira (25)
8h30 – Concentração no Dique do Tororó
9h – Saída
10h30 – Chegada
11h – Confraternização (Codesal)
11h30 – Encerramento