A cidade de Salvador e a Região Metropolitana se destacaram na redução dos números de mortes violentas na Bahia, durante balanço apresentado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta terça-feira (7), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na capital baiana, a diminuição chegou a 12,5%. Os municípios da RMS apresentaram um índice ainda maior, alcançando 12,7% na redução das mortes no estado, em relação a 2023.
Secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner atribui os resultados aos investimentos destinados a cada macrorregião da Bahia. “Esses resultados são fruto do nosso investimento em equipamentos de inteligência, em efetivo, em viaturas, perícia qualificada. Tudo isso reflete em uma melhor investigação, em um melhor planejamento, na melhor operacionalidade da Polícia Militar, no laudo produzido. É uma mudança, acima de tudo, de mentalidade”, detalhou o titular da SSP.
A redução também foi apresentada em mortes em confrontos, com diminuição de 8,5% e nos feminicídios, com queda de 7,8%. No dado geral, a Bahia chegou em 2024 a 8,7% de redução das mortes violentas – menor número dos últimos 17 anos.
Em 2024, o Governo do Estado também investiu, através da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na inauguração ou modernização de 72 novas Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar, mais 2.500 viaturas, armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos de segurança. Além de operações como a Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira, que foram responsáveis por parte das 19.172 prisões realizadas na Bahia – 1.132 delas com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA