Nos últimos anos, a capital baiana intensificou as ações sustentáveis capazes de minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas, realizando desde o plantio de árvores até investir em tecnologia. Aliado a esse contexto, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) aposta que educar a população sobre o tema é uma das ferramentas para um futuro resiliente. Este foi um dos assuntos tratados no segundo dia da Semana Nacional de Redução de Desastres 2024, nesta quinta-feira (24), na sede do órgão, na Avenida Bonocô.
A edição do evento este ano tem como mote o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS-4), preconizado pelas Nações Unidas. A ideia é garantir uma educação inclusiva e de qualidade para a população.
“Dessa forma, todos os programas da Codesal estão sendo executados com base no ODS-4, desde a capacitação dos moradores de áreas de risco, os núcleos comunitários de proteção, incluindo o mirim. O programa de Defesa Civil nas escolas, que é um sucesso, já formou mais de 10 mil crianças na rede municipal de ensino”, destaca Sosthenes Macêdo, diretor geral da Codesal.
A Semana Nacional ocorre historicamente no mês de outubro justamente com a finalidade de alertar a população e as estruturas vinculadas ao sistema de Defesa Civil para prevenção e mitigação de desastres.
Durante o encontro, que acontecerá até esta sexta (25), estará em pauta estratégias para reduzir o risco de desastres e preparo dos agentes públicos para eventuais ocorrências.
Ainda como parte da programação, os agentes de endemias de Salvador participam do programa Mobiliza Defesa Civil, recebendo capacitação em primeiros socorros e monitoramento meteorológico.
Também serão revelados os destaques da Operação Chuva 2024, onde os parceiros mais destacados do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil serão premiados.
Texto: Letícia Silva/ Secom PMS