SAJ: Marcos Có, Secretário de Agricultura e Abastecimento, fala de novas melhorias para feira livre

Com a aquisição de 100 novas barracas a feira livre, com certeza, estará não apenas primando pela higienização mas, também, gerando mais emprego e renda. Com a reativação do CEASA, mais espaço na feira, menos engarrafamento, maior fluidez no trânsito nesse espaço e no centro da cidade.

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARCOS CÓ, Secretário de Agricultura e Abastecimento na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, discorre sobre várias melhorias que serão implantadas na feira livre livre, um dos principais vetores econômicos do município e região.

AÇÕES QUE CORROBORAM COM O COMBATE AO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

A feira livre é, indubitavelmente, um dos principais espaços comerciais do município e, como tal, recebe, semanalmente, milhares de pessoas deste e de outros municípios da região. Clientela que, naturalmente, procura variedade de produtos a preços módicos.

O titular da pasta assevera que diversas ações têm sido feitas na prevenção ao coronavírus, dentre elas as que estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, com a distribuição de máscaras, luvas e álcool em gel. Informa, ainda, que foram instaladas 10 pias em locais estratégicos da feira, de maneira a colaborar com o processo de higienização de feirantes e visitantes.

AQUISIÇÃO DE 100 NOVAS BARRACAS A SEREM INSTALADAS NA FEIRA

Em sua fala, Marcos Có diz que, fruto do seu pleito, intermediado pelo prefeito Rogério Andrade, junto ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Nélson Pelegrino, 100 barracas de ferro serão destinadas à feira livre, contemplando diversos setores. Por conta disso, participou, pessoalmente, do processo de cadastramento de barraqueiros que terão suas barracas degradadas, devidamente substituídas.

INCENTIVO À AGRICULTURA ORGÂNICA

Dessas 100 barracas, segundo ele, 10 (dez) serão destinadas aos feirantes que negociam produtos da agricultura orgânica. Não deixa de ser uma oportunidade para que a população possa adquirir produtos livres de agrotóxicos.

REATIVAÇÃO DA CEASA PRODUZIRÁ REFLEXOS NO TRÂNSITO DA FEIRA LIVRE E, POR EXTENSÃO…

Um dos gargalos da Feira Livre de Santo Antonio de Jesus é, sem sombra de dúvidas, a falta de estacionamentos e os já tradicionais engarrafamentos, principalmente nos dias de 4a, 6a e sábado. Grandes filas são geradas a partir desse espaço de negócios, estendendo-se ao centro da cidade.

Por conta disso, muitos clientes acabam realizando suas compras em supermercados. Produtores  da zona rural são prejudicados porque acabam ficando com estoque de produtos (geralmente perecíveis) e, no intuito de não terem prejuízos mais elevados, são compelidos, por força das circunstâncias, a baixarem  os preços dos produtos na parte da tarde.

Acontece que, com a CEASA fechada, cerca de 80 a 90% dos caminhões de outros municípios negociam entre si, na feira livre, ocupando espaços e dificultando o trânsito. Comerciantes que não deixam divisas econômicas no município. No momento em que eles fizerem  comercialização de produtos no espaço da CEASA (próximo ao Clube dos 100), com certeza, o espaço da feira será beneficiado e o trânsito, favorecido. O secretário garante que a obra de revitalização da CEASA já começou.

REFORMA DOS GALPÕES E INSTALAÇÃO DE CIA. DE POLÍCIA MILITAR

O Secretário afirmou, logo após a entrevista, mais ações (de infraestrutura), no tocante à recuperação de alguns galpões da feira.  Afirmou, também, que o 14o. Batalhão estará implantando a Cia. de Polícia nesse espaço onde funcionou, anteriormente, uma igreja evangélica.

VEREADOR MARCOS CÓ NÃO CONCORRERÁ À REELEIÇÃO

Vereador de 06 mandatos, licenciado (vez que assumiu a Secretaria), assevera que não disputará um novo mandato. Já deu sua contribuição ao desenvolvimento, através do poder legislativo, almejando, a partir de 2021, em se materializando a reeleição do atual prefeito, Rogério Andrade, continuar contribuindo junto ao executivo e, em especial, através da Secretaria que hoje comanda.